Prazo para declarar imposto de renda termina nesta sexta-feira; saiba o que acontece com quem não declara o IR
Quem declarou o Imposto de Renda precisa ficar atento, pois sempre há a possibilidade de o próprio contribuinte encontrar erros na declaração. Neste caso, ele mesmo deve gerar uma declaração retificadora.

O prazo para a entrega da Declaração Anual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025, referente ao ano-calendário 2024, termina nesta sexta-feira, 30, às 23h59. Os contribuintes que não entregarem a declaração dentro do prazo estipulado estarão sujeitos a uma multa de 1% sobre o valor do imposto devido, com um valor mínimo de R$ 165,74. A penalidade pode chegar a até 20% do imposto devido.
De acordo com a Receita Federal, a ordem de envio das declarações afeta a data de recebimento da restituição. Ou seja, quem envia a declaração mais cedo tem prioridade no pagamento, desde que não cometa erros ou omissões, que podem colocá-lo no fim da fila. Quem declarou o Imposto de Renda precisa ficar atento, pois sempre há a possibilidade de o próprio contribuinte encontrar erros na declaração. Neste caso, ele mesmo deve gerar uma declaração retificadora.
O valor a ser restituído é mostrado automaticamente ao final do preenchimento da declaração do Imposto de Renda. Para acompanhar o andamento da declaração e obter informações detalhadas, os contribuintes podem acessar os canais oficiais da Receita Federal, como o site e o aplicativo. A ordem de pagamento dos lotes de restituição segue critérios estabelecidos pela Receita Federal, com prioridade para:
- Pessoas com mais de 80 anos
- Pessoas com mais de 60 anos, com deficiência ou doença grave
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
- Aqueles que preencheram a declaração com a opção de pré-preenchimento e indicaram o Pix para restituição
- Contribuintes que fizeram a declaração pré-preenchida ou indicaram Pix para restituição
- Demais contribuintes.
COMENTÁRIOS