Moradores retiram bloqueios da ponte da Ilha dos Marinheiros após paralisação de balsa em Rio Grande
Travessia está comprometida desde quarta-feira, 30, por falha mecânica. População relata sensação de isolamento

Na manhã desta quinta-feira, 01, moradores da Ilha dos Marinheiros, no município do Rio Grande, removeram bloqueios instalados na ponte que liga a região ao continente, após à paralisação da balsa responsável pela travessia. A ponte segue interditada desde maio de 2024, quando cedeu durante as enchentes, e passou a receber obras de concretagem. Desde então, a travessia por balsa é a única alternativa de acesso para os moradores.
Segundo nota da Prefeitura Municipal, o serviço está suspenso desde as 8h da manhã de quarta-feira, 30, após a embarcação sofrer danos na hélice e no eixo ao colidir com um pneu preso a uma rede de pesca. O acidente ocorreu na segunda viagem do dia, logo após transportar equipes médicas e professores até a Ilha dos Marinheiros.
A interrupção inflamou o sentimento de abandono entre os moradores, que convivem com limitações de deslocamento há quase um ano. Marisa Elena, moradora da Ilha, relatou a situação da comunidade diante da situação:
"O pessoal da Ilha dos Marinheiros não aguenta mais estar prisioneiro a partir das 20 horas. Foi tirado nosso direito de ir e vir. Já tivemos pessoas sendo atravessadas pela lagoa e seu destino foi a UTI. Estamos vivendo isso há um ano. Já foram gastos milhões e ainda não conseguiram arrumar um único pilar." Ela ainda completou: "Não sou a favor de abrir a ponte sem responsabilidade, mas se o povo fizer, eu até entendo, pois só quem vê a morte de perto, como eu vi, sabe o que é o desespero de ficar preso. Vivemos pedindo para a prefeitura nos devolver o direito de ir e vir."
Até o momento, não há previsão para o retorno da operação da balsa.
O Litorâneo convervou com o secretario de Município de Realações Institucionais e Comunitárias, Cláudio Costa, que afirmou a Prefeitura está trabalhando na manutenção da balsa desde a noite de quarta, e que acredita que ainda nesta quinta ela voltará ao funcionamento normal.
COMENTÁRIOS