HE-UFPel realiza mutirão de atendimentos durante feriados de 18 e 21 de abril
Mutirão “Ebserh em Ação” realiza quase 200 exames e procedimentos em Pelotas, beneficiando pacientes do SUS

O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promove o mutirão “Ebserh em Ação” nos feriados de 18 e 21 de abril. A iniciativa visa agilizar atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo uma oportunidade para que pacientes que aguardam por procedimentos possam receber cuidados de saúde de forma mais rápida e eficiente.
O mutirão de atendimentos abrange os 45 hospitais universitários federais administrados pela Ebserh. Em 2025, o projeto “Ebserh em Ação” está alinhado com o Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE) do Ministério da Saúde, reforçando o compromisso com a ampliação do acesso à saúde especializada para a população. No HE-UFPel, estão previstos quase 200 exames e procedimentos, confira:
Sexta-feira, 18 de abril:
Ultrassonografia: 12 ecomamárias e 8 biópsias mamárias;
Endoscopia: 6 endoscopias digestivas altas e 6 colonoscopias;
Tomografia Computadorizada: 40 exames;
Unidade Multiprofissional: Teste da orelhinha (triagem auditiva) - 10 atendimentos;
Bloco Cirúrgico: 3 procedimentos de Urologia e de 3 a 5 procedimentos de Plástica e Mastologia.
Segunda-feira, 21 de abril:
Ultrassonografia: 24 ultrassonografias;
Endoscopia: 12 colonoscopias;
Tomografia Computadorizada: 40 exames;
Bloco Cirúrgico: 3 procedimentos de Urologia e de 2 a 3 procedimentos oncológicos.
A chefe substituta Divisão de Gestão do Cuidado e Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Aline Di Primio, informou que “as vagas os exames do mutirão foram disponibilizadas para a Regulação Municipal (SMS), responsável pelo agendamento dos pacientes que aguardam na fila de espera do município através do Sistema AGHOS. Já os pacientes para os procedimentos cirúrgicos
foram convocados seguindo a lista de espera unificada do HE, de acordo com a especialidade”. Aline também destacou ressaltou que a iniciativa utiliza a capacidade instalada do Hospital para atender às demandas do município, identificando o potencial da instituição para reduzir as filas de espera.
COMENTÁRIOS