Seja bem-vindo
Rio Grande,19/06/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Boletim da FURG apresenta projeções para São José do Norte, Pelotas e São Lourenço do Sul

A projeção contempla o o período de 17 a 31 de maio


Boletim da FURG apresenta projeções para São José do Norte, Pelotas e São Lourenço do Sul Foto: Nataniel Machado PMSJN

Na noite de domingo, 19, a FURG, por meio do seu Comitê de Avaliação e Prognóstico de Eventos Extremos, divulgou a 12ª edição do Boletim de Acompanhamento do Fenômeno Climático Extremo que atinge o Estado. O relatório compila estudos técnicos e estima cenários de impacto para a região ao entorno da Lagoa dos Patos com a intenção de auxiliar entidades responsáveis na tomada de decisão, bem como, a comunidade no planejamento e execução de medidas de mitigação de danos.

A edição do boletim abrange cenários de impacto para as cidades de São José do Norte, Pelotas e São Lourenço do Sul. As informações foram obtidas por meio da modelagem numérica do comportamento do nível das águas da região sul da Lagoa dos Patos, contemplando o período de 17 a 31 de maio.

De acordo com o documento, a breve análise dos resultados obtidos indica que a previsão do comportamento do nível da Lagoa dos Patos é variável e está fortemente relacionada à variabilidade da intensidade e direção dos ventos. Da mesma forma, os resultados são afetados pela ocorrência de precipitação na bacia de hidrográfica, que variam as descargas dos corpos d’água que descargam volumes no Estuário, como é o caso do Rio Guaíba, por exemplo.

Cenários

São José do Norte: entre os dias 20 e 21 de maio, a previsão indica níveis em torno de 2,30 m. Entre 22 e 24 de maio, os níveis esperados devem sofrer uma redução de cerca de 70 cm.

É importante destacar que, para São José do Norte, o grupo destaca um valor de 11 cm para mais ou para menos como desvio padrão. A partir do próximo sábado, 25, a previsão indica que o nível da água na cidade voltará a subir.

Pelotas: De segunda, 20, a terça-feira, 21, a previsão para a cidade de Pelotas indica níveis em torno de 2,60 m. Entre 22 e 24 de maio, indica-se que os níveis sofrerão uma redução de cerca de 80 cm.

Para os dados relacionados a cidade de Pelotas, o grupo adota um desvio padrão de 22 cm, para mais ou para menos. A partir de sábado, 25, a previsão indica que o nível da água no município voltará a subir.

São Lourenço do Sul: entre os dias 20 e 21 de maio, a previsão indica níveis em torno de 2,65 m. De 22 a 24 de maio, os níveis esperados terão uma redução de cerca de 40 cm.

Para a cidade de São Lourenço do Sul, o comitê adota o desvio padrão de 18 cm, para mais ou para menos. A partir de sábado, 25, a previsão indica que o nível da água na cidade voltará a subir.

CONFIRA O BOLETIM NA ÍNTEGRA:


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.