Seja bem-vindo
Rio Grande,30/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Governo apresenta iniciativas para o esporte em evento com medalhistas olímpicos

Fórum Estadual de Formação Esportiva celebrou o esporte a 100 dias dos Jogos de Paris


Governo apresenta iniciativas para o esporte em evento com medalhistas olímpicos Foto: Divulgação SEL

Na data que marca os 100 dias para o início dos Jogos Olímpicos de Paris, Porto Alegre recebeu um dos principais eventos de formação de atletas do Brasil, com direito a palestras de medalhistas olímpicos que fizeram história no esporte nacional. No salão de festas do Grêmio Náutico União (GNU) - sede Alto Petrópolis – transformado em um auditório lotado de esportistas, dirigentes e representantes municipais e de entidades –, a Secretaria do Esporte e Lazer (SEL), juntamente do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e do GNU, promoveu, nesta quarta-feira (17/4), o Fórum Estadual de Formação Esportiva.

O objetivo do encontro é difundir informações do Programa de Formação de Atletas do CBC, mostrando a importância da Rede Nacional de Clubes Formadores na construção de novos talentos.  

O fórum teve extensa programação durante todo o dia, com destaque para as palestras dos embaixadores do CBC, todos medalhistas olímpicos: Lars Grael, campeão mundial na vela; Emanuel Rego, campeão mundial de vôlei de praia; e André Heller, campeão mundial de vôlei.

Representando o governador Eduardo Leite, o secretário do Esporte e Lazer, Danrlei de Deus, afirmou, em seu discurso, a importância do fórum e de sua capilarização pelos estados do Brasil. “Que continue dessa forma por muitos anos, porque isso vai fazer muita diferença para o futuro do esporte no nosso país e para que possamos, de fato, levar o esporte a todos”, ressaltou.  

Danrlei destacou ainda que a SEL está presente em todas as edições dos fóruns pelo Brasil, representada pelo secretário-adjunto Dimas Costa, e que a troca de informações é essencial para o crescimento e a consolidação do esporte como política pública.

Políticas do governo para o esporte

Em seguida, foi a vez de o diretor-geral da SEL, Bruno Porto, apresentar um panorama das políticas públicas do governo do Estado em prol do esporte, desde a criação da secretaria em 2019. Porto destacou, da fase inicial da SEL, a criação do Plano Estadual do Esporte. “Trata-se de um marco muito importante, pois mostra que o esporte é uma prioridade do governo estadual”, lembrou.

Também foram destacados programas como Pró-Esporte e Avançar no Esporte, além de eventos esportivos e a busca pela inclusão social por meio de iniciativas como Segue o Jogo e Todos no Jogo. Por fim, foi mencionado o recém implantado Bolsa-Atleta, que recebeu 2.500 inscrições para 600 bolsas.

A realização do fórum ocorre em parceria com o CBC e o Sindicato dos Clubes Esportivos do Rio Grande do Sul (Sincergs), e conta com o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do governo federal. O Rio Grande do Sul é o quinto estado a receber o evento, que será realizado ainda em mais oito estados em 2024.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.