Seja bem-vindo
Rio Grande,29/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Rio Grande é incluído em projeto internacional de estruturação familiar

O intuito é desenvolver ações para que as famílias residentes possam se desenvolver de modo saudável visando inclusão, segurança e sustentabilidade.


Rio Grande é incluído em projeto internacional de estruturação familiar Foto: Divulgação

Durante a manhã desta segunda-feira, 15,  o prefeito do Rio Grande, Fábio Branco, realizou o ato de assinatura do termo Declaração de Veneza, que integra o município ao programa Cidades Inclusivas para Famílias Sustentáveis. O documento sela a parceria da cidade com a Federação Internacional para o Desenvolvimento das Famílias (IFFD). O ato, que ocorreu na sala de reuniões do Paço Municipal, também contou com a presença da secretária municipal de Saúde (SMS), Zelionara Branco, responsável pela pasta, do diretor executivo do Family Talks, Rodolfo Canônico, e da gerente de projetos, Maria Eduarda Mostaço. A instituição Family Talks é a responsável pela coordenação do projeto no Brasil. 

Em sua fala durante a ocasião, o prefeito ressaltou que a adesão do município ao programa encaminha o Rio Grande para um protagonismo entre as referências de políticas de estrutura familiar. “Para nós, ele vem ao encontro daquilo que nós estamos trabalhando, da importância da estrutura familiar para que a cidade tenha mais oportunidades e seja ainda mais inclusiva. Nós desenvolvemos várias iniciativas, como a  Rede Família Rio-grandina, o Virada da Paz, e outros programas de sustentabilidade. Então, o nosso objetivo é trazer esse tipo de apoio técnico e metodológico para que possamos, de fato, ter mais eficiência no que já tem sido feito, e para que nós possamos mostrar aquilo que estamos fazendo e trocar experiências com outras cidades, seja do Brasil ou fora do Brasil”, comentou Branco. 

O projeto, que tem como foco o 11º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), tem como objetivo principal estabelecer uma rede internacional de cidades interessadas em construir e compartilhar políticas mais acolhedoras para as famílias, a partir das dez áreas que fazem parte da Declaração de Veneza, sendo elas habitação, novas tecnologias, educação, saúde, segurança, ar limpo, transporte, acessibilidade, lazer, turismo e famílias vulneráveis. O intuito é desenvolver ações para que as famílias residentes possam se desenvolver de modo saudável visando inclusão, segurança e sustentabilidade.

A partir da formalização do documento, as autoridades públicas municipais agora têm acesso a diferentes projetos que já vêm sendo desenvolvidos por outras cidades participantes da rede. “A adesão à Carta de Veneza, ela vem ao encontro das ações que o município hoje vem desenvolvendo, buscando identificar as famílias prioritárias de maior vulnerabilidade e desenvolver ações para o fortalecimento dessas famílias. O projeto vai nos permitir trocar informações com outras localidades que desenvolvem ações voltadas às famílias e também nos oportunizar divulgar as nossas ações”, comenta a secretária de Saúde, Zelionara Branco.

Ainda, a inclusão do município no Cidades Inclusivas para Famílias Sustentáveis também permite a participação em encontros anuais de nível nacional e internacional e a criação de grupos técnicos, capacitações  e outras iniciativas para a construção de soluções para os desafios enfrentados pelos membros da rede.

“Mas para além disso, que nós possamos identificar, além das ODS, ações voltadas para atender o protocolo que a ONU desenvolveu para a questão da atenção às famílias, nós também estamos buscando garantir que essas ações que hoje são desenvolvidas nesta gestão, elas também possam depois perpetuar. Porque além de uma ação voltada para atender as famílias, nós queremos a construção de políticas públicas que vão poder contribuir futuramente para as ações e a Declaração de Veneza não pensa apenas numa questão atual e momento, ela prevê que essas ações sejam depois desencadeadas para as gerações futuras”, finaliza a secretária. 

Também estiveram presentes no encontro, o vice-prefeito, Sérgio Webber, a primeira dama Lu Compiani, os vereadores, Júlio Cesar da Silva e Sargento Rodrigues, o Assessor de Gestão e Governança, Guilherme Estima Schuch, o secretário de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança, Anderson Castro, a secretária de Desenvolvimento, Inovação e Tecnologia (SMDIT), Paola Braga, o secretário de Meio Ambiente (SMMA), Pedro Fruet, a secretária de Coordenação, Planejamento, Habitação e Regularização Fundiária (SMCPHRF), Rúbia Mara, o secretário da Causa Animal (SMCA), Anderson Santos, a secretária de Educação (SMED), Denise Lopes e o secretário da Fazenda (SMF), Edes Andrade Filho.

Rede Família Rio-grandina

Dentre os projetos de maior destaque já desenvolvidos em Rio Grande, a secretária destaca o Rede Família Rio-grandina, lançado em setembro de 2023.O projeto é desenvolvido pela Prefeitura Municipal em parceria com instituições e a sociedade civil, visando o fortalecimento de famílias em situação de vulnerabilidade social. As ações da Rede Família Rio-grandina tem como objetivo compreender as necessidades de famílias em contexto de vulnerabilidade social que habitam nosso município, focando nos setores de educação e saúde, e estimular de forma ampla ações focadas em segurança, cultura e no desenvolvimento no município do Rio Grande.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.