Seja bem-vindo
Rio Grande,29/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Prefeitura fortalece ações contra dengue com mutirões nos bairros e junto às escolas

A campanha municipal contra a Dengue “Não Deixe a Dengue se Criar” tem o objetivo de conscientizar a população de que a prevenção é a melhor forma de evitar a proliferação dos focos do mosquito


Prefeitura fortalece ações contra dengue com mutirões nos bairros e junto às escolas Foto: Divulgação

Durante o último sábado, 13, agentes de combate a endemias da Vigilância Ambiental do Rio Grande visitaram residências em busca de focos do mosquito da Dengue nas localidades da Junção, Bucholz e Santos Dumont. 

Enquanto isso, a Prefeitura do Rio Grande tem fortalecido as ações de mutirões em outros bairros da cidade, onde há visitação de residências e orientações aos moradores sobre a prevenção aos focos do mosquito Aedes Aegypti. No bairro São Miguel, por exemplo, mais de sete toneladas e meia de materiais inservíveis que poderiam servir de criadouros para o mosquito foram retiradas do bairro São Miguel. A retirada dos materiais coube às equipes da Secretaria de Zeladoria da Cidade que atuaram em conjunto com agentes da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde, equipes da Fiscalização e Posturas e da Defesa Civil, em três etapas desta ação, sendo a última na quinta-feira (11). Os agentes visitaram mais de 2.200 imóveis no bairro.

A campanha municipal contra a Dengue “Não Deixe a Dengue se Criar” é desenvolvida pela Prefeitura do Rio Grande, desde março, com o objetivo de conscientizar a população de que a prevenção é a melhor forma de evitar a proliferação dos focos do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Esta semana, dados das ações da campanha foram apresentados em reunião com o prefeito Fábio Branco e integrantes do Gabinete Estratégico contra a Dengue no município. A reunião ocorreu no Paço Municipal, onde compareceram, também, outros integrantes do governo municipal, como a secretária Zelionara Branco (Saúde) e gestores da Educação (SMED), entre as quais, a secretária Denise Dutra Lopes.

Conforme a secretária da Saúde, ainda essa semana algumas atividades começaram a ser desenvolvidas nas escolas. As primeiras foram na região da Vila da Quinta e na EMEI Alcides Barcelos, localizada no BGV. “A ideia é mobilizar estudantes e pais de alunos no combate aos focos do mosquito. Firmamos uma parceria com a SMED para que cada escola organize ações educativas com alunos e seus familiares”, explicou a secretária.

Nas escolas, uma das orientações da Vigilância Ambiental é para que, a cada semana, seja feita uma verificação em todos os ambientes escolares e se evite o acúmulo de água parada que possam servir de criadouros de possíveis focos do mosquito. As unidades de Saúde em cada bairro, também, estarão disponíveis para orientar professores, alunos e seus familiares nos ambientes escolares.

NOVO MUTIRÃO

O próximo mutirão está programado para a quarta-feira (17), na Vila da Quinta. Para desenvolver essas ações, a Prefeitura tem contado, também, com o apoio da Marinha e do Exército do Brasil. Até agora, ocorreram mutirões nos bairros Cidade Nova, Nossa Senhora de Fátima e na região da Barra e São Miguel, locais com maior concentração de focos no município. Na Barra, foram visitados 570 imóveis e recolhido um caminhão de material inservível, ou seja, uma tonelada e 700 quilos. No bairro N. Sra. de Fátima, as visitas foram em 750 imóveis e houve o recolhimento de 980 quilos de lixo inservível. O primeiro mutirão foi no bairro Cidade Nova, com mais de 1.500 imóveis visitados e cinco caminhões com material inservível.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.