Seja bem-vindo
Rio Grande,23/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Projeto Smartkids da FURG realiza pesquisa com crianças nascidas entre setembro de 2021 e agosto de 2022

O estudo desenvolve pesquisa por meio do WhatsApp e visitas domiciliares. O objetivo é verificar o impacto da exposição de smartphones e tablets durante os primeiros meses de vida das crianças.


 Projeto Smartkids da FURG realiza pesquisa com crianças nascidas entre setembro de 2021 e agosto de 2022


A Universidade Federal do Rio Grande (FURG), através da Faculdade de Medicina (FAMED), está desenvolvendo o projeto Smartkids. O estudo, que faz parte de uma pesquisa de pós-graduação em ciências da saúde e saúde pública, consiste em uma coleta de dados com crianças nascidas entre setembro de 2021 e agosto de 2022. 

O objetivo é analisar o impacto da exposição de smartphones e tablets durante os primeiros anos de vida dos bebês.  De acordo com o professor responsável pelo projeto, Michel Pereira da Silva, a motivação para a construção do projeto SmartKids nasce da observação da realidade atual que reflete o grande acesso e estímulo à utilização de smartphones e tablets em fases iniciais da vida. “Venho organizando minhas ideias e esforços enquanto pesquisador para a construção desse projeto há cerca de 4 anos. Com meu ingresso como professor da Faculdade de Medicina da FURG, encontrei as parcerias e estrutura da FAMED e dos programas de pós-graduação em Saúde Pública e de Ciências da Saúde  para dar “vida” a esse projeto. Adicionalmente, o Projeto Smartkids foi contemplado com edital de fomento da FAPERGS, dando condições iniciais para o financiamento  dos primeiros 24 meses do projeto.  O Projeto Smartkids é extremamente relevante pois questiona como a exposição a essas mídias interativas pode impactar no desenvolvimento de crianças em sua fase inicial da vida. Sabemos que o desenvolvimento pleno nessa fase da vida é extremamente importante para a manutenção de saúde em momentos futuros da vida e que o acesso e estímulo ao uso de smartphones e tablets vem crescendo nessa população. Contudo, , poucos estudos analisaram os impactos da exposição a esses dispositivos no desenvolvimento dessas crianças, principalmente estudos que as acompanhem ao longo da infância.  Nesse sentido, o Projeto SmartKids auxiliará no entendimento dos fatores que influenciam a uma maior exposição dessas crianças a esses aparelhos, bem como se essa exposição impacta em atrasos no processo de desenvolvimento cognitivo, de comunicação e linguagem, coordenação motora grossa e fina e aspectos socioemocionais”, comenta


O público-alvo da pesquisa são mães ou cuidadores de crianças nascidas no município do Rio Grande entre setembro de 2021 e agosto de 2022. A equipe do Smartkids entra em contato com os participantes através de dados obtidos por meio de registros de nascimentos vivos ocorridos na maternidade do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG/Ebserh), após a aprovação da Gestão de Ensino e Pesquisa do Hospital e do Comitê de ética em pesquisa da FURG.


Para as entrevistas, a equipe do Smartkids entra em contato prévio pelo Whatsapp e não solicita nenhum dado bancário. Em relação à visitação domiciliar, a visita é marcada previamente por telefone.


 “Estamos com dificuldades em acessar essas famílias pois algumas têm medo, pensam que pode ser algum golpe ou algo assim e acabam não aceitando participar ou não atendendo o telefone. Durante as entrevistas domiciliares, todos os entrevistadores usam camiseta do projeto e crachá com QR code, que leva até o site da FURG com mais informações sobre o projeto e sobre o pesquisador. A entrevista domiciliar é marcada previamente via telefone, então nenhuma entrevista ocorre sem contato prévio”, enfatiza a integrante do projeto, Sandy Garcia. 


Através das redes sociais do Smartkids FURG, a comunidade rio-grandina pode acompanhar as ações do projeto e tirar as principais dúvidas em relação às entrevistas.

Além disso, o projeto também disponibiliza um e-mail para contato: smartkidsfurg@gmail.com






Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.