Seja bem-vindo
Rio Grande,27/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Regularização fundiária beneficia 27 mil famílias em Pelotas

Entre 2017 e 2023, mais de 6,8 mil lotes, em 31 loteamentos, foram regularizados pela política pública da Prefeitura de Regularização Fundiária e Jurídica


Regularização fundiária beneficia 27 mil famílias em Pelotas Foto: divulgação

Desde 2014, o Município tem fortalecido a política pública que visa apresentar novas possibilidades a famílias pelotenses a partir do acesso à segurança jurídica de seus imóveis. Em seis anos, entre 2017 e 2023, a iniciativa beneficiou o total de 27.472 pessoas. Foram 31 loteamentos e mais de 6,8 mil lotes regularizados. 

Considerada transformadora para quem é beneficiado, a regularização garante tranquilidade às famílias que vivem em núcleos urbanos informais a partir do acesso à segurança jurídica do imóvel. Esse processo também é importante para a vida de toda a comunidade, que passa a poder reivindicar e receber intervenções no bairro. 

Locais regularizados em Pelotas

De acordo com a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, o loteamento Getúlio Vargas já conta com alguns lotes regularizados, bem como o Ceval e Barão de Mauá. As quadras 1, 38 e 40 da Bom Jesus, a 1 e 2 do Corredor do Obelisco e a 8 da Virgílio Costa também passaram pela regularização, da mesma forma que, na Balsa, Pestano, Vila da Palha, Navegantes e ocupações Clara Nunes e Sérgio Souza Soares famílias terão acesso a segurança jurídica dos seus imóveis.

Para tornar o processo qualificado

Após a regularização fundiária, a Prefeitura, a fim de celebrar com os proprietários, realiza cerimônias de entrega, tanto nos loteamentos quanto no Paço Municipal. Desde agosto de 2023, existe a Comissão de Regularização Fundiária Urbana (CRFU), órgão regulamentado pelo Decreto Municipal 6.733/2023, que estabelece diretrizes que orientarão os processos de Regularização Fundiária Urbana na cidade a partir da Lei Federal 13.465.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.