Seja bem-vindo
Rio Grande,02/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Ministro dos Transportes apresenta proposta de prorrogação do contrato da Ecosul por redução da tarifa

Segundo ele, seriam três anos a mais no contrato por redução de 60% no valor da tarifa.


Ministro dos Transportes apresenta proposta de prorrogação do contrato da Ecosul por redução da tarifa

Nesta terça-feira, 06, lideranças da zona sul e deputados federais estiveram em reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho. A audiência foi solicitada pelo deputado federal Alexandre Lindenmeyer. 


O ministro apresentou proposta para prorrogar o contrato com a Ecosul, concessionária da rodovia, até 2029, três anos depois do final do contrato, com redução imediata de até 60% da tarifa no polo de Pelotas e, perspectiva de realizar nova licitação neste período. As lideranças presentes ficaram de debater na região o assunto para avaliar a melhor alternativa: a prorrogação como proposta pelo ministro ou a licitação em 2026, ao final do contrato.

O encontro ocorreu depois de mais uma decisão judicial que manteve o reajuste da tarifa aplicado pela concessionária no dia 01 de janeiro de 2024. O reajuste foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres, colocando o preço dos pedágios do polo sul entre os mais caros do país. 

“Vamos debater a proposta em audiências públicas para achar a melhor saída. O contrato atual é leonino, e apesar de todas as tentativas nenhuma decisão judicial foi no sentido de redução dos valores ou de ruptura do contrato em questão”, disse Lindenmeyer. A outra proposta seria cumprir o contrato até 2026 e, então, fazer nova licitação. 

Também participaram da reunião os deputados federais Afonso Hamm, Daniel Trzeciak, Pompeu de Mattos, Alceu Moreira e Paulo Caleffi, o prefeito do Rio Grande, Fábio Branco, o coordenador-regional da CUT-RS, Milton Rosseli da Silveira, o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, e Maneco Hassen, representando o ministro Paulo Pimenta.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.