Seja bem-vindo
Rio Grande,19/05/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Fotógrafa rio-grandina ganha premiação internacional

Karoline Saadi foi reconhecida pela associação estadunidense de fotografia Fearless Family.


Fotógrafa rio-grandina ganha premiação internacional

A fotógrafa rio-grandina, Karoline Saadi, recebeu na última segunda-feira, 7, uma premiação da associação estadunidense de fotografia Fearless Family, reconhecida internacionalmente pelo alto nível dos seus trabalhos aceitos. Ela foi premiada na categoria “Photo Story”, para qual enviou um ensaio fotográfico contando a história do parto de Livia. “Eram muitos pontos que faziam eu acreditar muito na força desse nascimento”, afirmou. Cada fotógrafo poderia enviar uma narrativa contada em até 15 fotografias.

Karolie Saadi, que é natural do Rio Grande, mas atualmente reside na cidade de Ribeirão Preto (SP), trabalha com fotografia de família há mais de 10 anos. Em entrevista ao Litorâneo, contou que sua primeira experiência com partos foi em 2015, mais especificamente no dia 22 de setembro, com o nascimento de Maya, no Hospital Santa Casa. “Em Rio Grande, o acesso às maternidades era bem difícil, e ainda é. Então, eu consegui me direcionar mais para a fotografia de parto quando cheguei aqui em Ribeirão Preto, em 2019”, contou. 

A fotógrafa contou ter se sentido chocada com a notícia da premiação. “É incrível ter o trabalho reconhecido, fotografar partos é algo que move a minha vida. Eu fico de plantão, é uma disponibilidade imensa, e é referente ao tamanho do quanto eu acredito no nascer respeitoso e na força e capacidade das mulheres”.  

Sobre a escolha da história, Saadi diz ser a pior parte da participação em concursos. “O processo de escolha leva tempo, é difícil saber se está indo no caminho certo. Até porque, além da parte técnica fotográfica, existe o olhar subjetivo de quem estará avaliando”, explicou. “Essa história específica, no dia que fotografei, já havia sentido que daria um conjunto de trabalho muito legal”. 

Durante o parto, ela optou por manter a estética da narrativa em preto e branco, para que as cores não desviassem atenção dos sentimentos envolvidos nos momentos. “Tecnicamente, a luz estava legal na sala de parto. Como trabalho de forma documental, eu não faço modificações no ambiente, nem controle luz. E emocionalmente foi muito bonito também”. 

“Todo nascimento é lindo, mas alguns trazem alguns momentos marcantes a mais. E Lívia nasceu forte, bem, direto para os braços dos pais, contrariando o que a cultura da cesárea fala sobre circular de cordão. Ela nasceu com 5 voltas de cordão no pescoço. Foi um parto lindo demais”, finalizou.




COMENTÁRIOS

malfatti em 09/11/2022

Ela optou por algo bem incomum e agora já está sendo notada. Parabéns.

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.