Seja bem-vindo
Rio Grande,13/06/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Elis Radmann

Os seis tipos de consumidores de produtos pet

A reflexão de hoje está focada no detalhamento dos tipos de consumidores de produtos pet, a partir de pesquisas quantitativas e qualitativas realizadas pelo IPO – Instituto Pesquisas de Opinião.


Os seis tipos de consumidores de produtos pet

Os seis tipos de consumidores de produtos pet


No último artigo descrevi os cinco principais tipos de consumidores de supermercado, relatando as suas características, comportamentos e preferências como personas.

A reflexão de hoje está focada no detalhamento dos tipos de consumidores de produtos pet, a partir de pesquisas quantitativas e qualitativas realizadas pelo IPO – Instituto Pesquisas de Opinião.

As jornadas de pesquisa com consumidores que cuidam das compras de seus pets identificaram seis tipos de comportamentos:

1) Consumidor racional, compra os produtos básicos, chamado PET BÁSICO:  Procura planejar a compra e avalia o custo X benefício. Sempre que possível pesquisa o preço e não gosta de gastar muito com os PETs. É um consumidor que decide pela razão e compra menos itens para seus pets que os consumidores que decidem pela emoção.

2) Consumidor emocional: Também denominado AFILIATIVO, por decidir sua compra pela emoção, costuma gastar com o pet em alimentação, produtos de higiene e brinquedos. Fica feliz se o seu pet estiver feliz e a sua felicidade está associada à boa alimentação e atividades de recreação e lazer.

3) Pet eco, consumidor consciente: Tem convicções e ideais e procura manter suas crenças quando compra produtos pet, assim como o faz quando realiza as demais compras. Evita produtos que prejudicam o meio ambiente e valoriza marcas que são sinônimo de responsabilidade social ou de trabalho cooperativo. É o tipo de consumidor que calcula o que vai comprar e tende a ser “minimalista” em termos de consumo, aderindo aos produtos recicláveis.

4) Consumidor pet prático: Não tem tempo ou não gosta de comprar. Evita sair para fazer compras ou só sai para comprar o essencial. Na maioria dos casos, alguém da sua família faz as compras dos produtos. É o consumidor que menos compra produtos de higiene, brinquedos e serviços em comparação com os demais.

5) Consumidores pet lovers: É o consumidor de tendência, gosta de novidades, de estar atualizado e de comprar os produtos da moda para os seus PETs. Em comparação aos demais tipos de consumidores, o pet lover é o que mais compra produtos de farmácia, passeio, brinquedos e serviços.

6) Consumidor pet influencers: Gosta de comprar quando dá vontade. Comprar o deixa feliz. Admite que compra mais do que o PET precisa! O consumidor influencer decide a compra pela emoção e tem um comportamento de consumo semelhante ao pet lover. Assim como os demais, compra alimentos, mas também busca produtos de higiene, brinquedos e serviços. Comparando com outros tipos de consumidores é o que mais compra produtos de higiene.

Em suma, os consumidores razão decidem suas compras pelos estabelecimentos que têm a melhor localização, o melhor preço e que tenham variedade de produtos. Alimentação é o principal gasto que possuem com os pets, os demais produtos são adquiridos somente quando há necessidade.

Os consumidores emoção também decidem pela localização e variedade de produtos. Mas, para esse grupo, pesa o ATENDIMENTO, o acolhimento de um profissional e a sua orientação. Além da alimentação, costumam gastar mais com outros itens como brinquedos, produtos para o ambiente, de higiene e serviços.




COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.