Ique de la Rocha
Rio Grande em fevereiro de 1970
Algumas notícias que foram destaque naqueles tempos de antanho
No período de 2017 a 2020 editei um jornal que chamava-se “Sul RS” e tinha circulação mensal no Rio Grande e São José do Norte com distribuição gratuita. Havia a coluna “Há 50 anos” com notícias do passado extraídas do jornal “Rio Grande”. Era muito lida e, revendo um exemplar que abordava fatos de fevereiro de 1970, achei vários assuntos interessantes, que certamente irão agradar aos saudosistas. Não se esqueçam que são notícias do passado, porque o “Rio Grande” possuía a coluna “Fatos e Coisas de Antanho” e, certa vez, o repórter de uma rádio local, que costumava copiar as notícias do jornal, inadvertidamente noticiou que o Dr. Isnard Peixoto havia viajado para a Europa como se fosse um fato recente, quando na verdade essa viagem tinha acontecido 30 anos antes. Não vão se confundir. Abaixo, portanto, notícias de fevereiro de 1970, para se ter uma ideia de como era a cidade naquela época:
Dia 3 – A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes que, anualmente, une as comunidades de São José do Norte e Rio Grande, realizou-se ontem atraindo incalculável multidão, que participou do cortejo marítimo ou o assistiu da beira do cais, desde a extremidade do Porto Novo, onde se ergue o estabelecimento industrial da Isapeixe, até o Entreposto de Pesca. Em São José do Norte as ruas regorgitaram e a praça principal, fronteira à Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Navegantes, foi pequena para conter o grande número de romeiros que ali se concentrou. As lanchas da linha regular estiveram transportando romeiros desde a madrugada de ontem e só terminaram o serviço altas horas da noite.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
Para festejar Iemanjá, que alguns entendem como a derivação africana de Nossa Senhora dos Navegantes, os adeptos do credo umbandista foram à praia, entre a noite de 1º e a madrugada de 2 do corrente.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
King Twisty foi o grande representante do turfe portoalegrense na jornada do Jockey Club de Rio Grande, centralizada pela maior prova do seu calendário clássico. Ele é o grande vencedor do GP Cidade de 1970.
Dia 4 – Dentro em breve os maiores navios do mundo poderão transpor a Barra do Rio Grande, que terá um canal de 40 pés de profundidade. A obra de dragagem vai começar amanhã. A draga Minas Gerais, que está entre as maiores da América Latina, tem a incumbência de realizar o serviço.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
A notícia publicada em nossa edição de sábado, sobre as informações do estudioso da homeopatia Adalberto Chaves, que afirma ter descoberto o específico do câncer, está ganhando extraordinária repercussão. Uma senhora residente em Porto Alegre e que veio à cidade visitar familiares, citada por ele, também veio à redação confirmar a sua satisfação em considerar-se curada. Adalberto Chaves disse que sua descoberta correspondia às previsões do astrólogo Francesco Dalmen, que dizia vir a cura do câncer a ser descoberta em 1968, ano em que ele conseguiu a fórmula do “Mulumum” por inspiração mediúnica.
Dia 5 – O paquete argentino “33 Orientales” não conseguiu atracar no Porto Velho por falta de calado. Ele encontra-se no Porto Novo, portanto, mais distante da área central.
Dia 6 – Pelo menos uma lavoura de arroz das mais importantes de nosso município está atacada pelo bruzone, que trouxe preocupações no ano passado a vários orizicultores do interior do Estado. A lavoura atacada, pelo que se sabe, está sendo examinada por uma junta de agrônomos desta cidade, de Porto Alegre e de Pelotas, cujo laudo deverá conter a causa do aparecimento do bruzone e a recomendação dos meios de combate.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
Os delegados do 1º e 2º Distritos, respectivamente, José Alamir Bueno Lopes e José Afonso Gasparetto, juntamente com um oficial da Brigada Militar, que comandou 100 soldados, efetuaram diligências que começaram às 20h30min de ontem e só terminaram às duas horas da madrugada de hoje. Os policiais percorreram os antros conhecidos e também interpelaram elementos encontrados na via pública, chegando a recolher, em todas as viaturas de que dispunham, inclusive os caminhões pertencentes ao 4º BPM, o avultado número de 400 indivíduos. A operação teve por finalidade limpar a cidade com vistas ao Carnaval.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
O deputado federal Adylio Martins Vianna repele com veemência a intenção centralista de ligar Porto Alegre ao mar. Para ele, “dentro da hierarquia de nossas necessidades essa pretensão estaria em um dos últimos lugares, senão no último lugar. O que torna-se imprescindível e urgente é o reaparelhamento do único porto marítimo do Estado, dádiva da natureza, que não pode nem deve ser subestimada”.
Dia 9 – Foi iniciada no bairro Ernesto Buchholz a construção de um grande prédio escolar, por parte da Prefeitura. O Grupo Escolar Frederico Ernesto Buchholz terá 14 salas de aula e capacidade para abrigar 1.400 alunos.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
A festa carnavalesca infantil do Clube de Regatas Rio Grande será amanhã, em sua sede. O banho à fantasia será destinado apenas às crianças, filhos de associados, devendo ser premiadas as melhores fantasias, cuja confecção é em papel exclusivamente. O banho à fantasia será realizado às 15h30min.
Dia 14 – O BNH não mais negará financiamento para os conjuntos residenciais erguidos sobre terrenos de marinha e, em Rio Grande, o projeto da Habicop para a rua Aquidaban, onde, durante muitos anos, existiu um dos departamentos das Indústrias Reunidas Leal Santos, vai ser executado. A concorrência já foi aberta em Porto Alegre pelo BNH, tendo vencido a firma Coel Ltda., daquela capital, que tem a seu cargo, nesta cidade, o conjunto em construção em torno do Cine Glória.
Dia 16 – O carnaval riograndino já tem seus vencedores. O “Império Serrano” é campeão, ficando “As Mariquitas” em segundo . Entre os blocos, “Quebra-Osso” foi primeiro, seguido pelo “Quem é do mar não enjoa”, terceiro a “Nega Teresa” e quarto a “Charanga da Mauá”. Na categoria conjuntos vocais, venceu o “Bando da Garôa”. No quesito fantasias venceu na Categoria Luxo Sidney Pires com “Epopeia Grega”. O segundo na Categoria Luxo foi o popular Suruba com “Exaltação á Bahia”. O júri foi integrado pelo prefeito Cid Scarone Vieira e a esposa Teresinha; casal Capitão-de-Mar e Guerra Márcio Pereira de Lyra, Marlene de la Rocha Arruda, Vera Hiltl, Zely Esmeraldo, Paulo Ferreira e Lúdio Porto Alegre.
Dia 17 – Novas viaturas estão chegando para o serviço policial. Para uso do delegado regional virá um Volkswagen, que substituirá a camioneta Kombi, que passará para uso da Ciretran. Para a delegacia do 1º Distrito virá uma Kombi com xadrez, enquanto para São José do Norte e Jaguarão serão remetidos jipes.
Dia 18 – A Sociedade Amigos do Cassino está chegando ao fim de sua programação festiva, que começou a desenvolver-se no dia 3 de janeiro, quando inaugurou o monumental salão de sua sede social. Amanhã haverá mais um Jantar dos Casados, que terá a animação musical do Conjunto Bossa Sul. No próximo sábado a SAC realizará baile e desfile de modas denominado “Elas e o verão” com a presença do conjunto portoalegrense “Je Reviens”. A programação festiva da SAC será encerrada no próximo dia 23.
Dia 20 – O Dia da Cidade foi condignamente comemorado ontem. Desfilaram pelas principais ruas os veículos e máquinas que compõem a frota municipal. Houve ato cívico, rústica promovida pelo Conselho Municipal de Desportos, saíram às ruas escolas e blocos da cidade e, no palanque central, estiveram presentes as candidatas ao título de “Senhorita Rio Grande do Sul” após desfilarem em carro aberto, inclusive nossa representante, Tânia Mara Zepka.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
O Japão, que ano passado importou camarão congelado da indústria local, tornou a fazê-lo este ano. Hoje está sendo operado o primeiro carregamento da presente safra destinado àquele país, num montante de 100 toneladas. Um terço do embarque é de camarão industrializado pela Torquato Pontes S/A e outro tanto provém da Leal Santos S/A. Também estão fornecendo camarão congelado para este primeiro embarque da temporada a Induspesca e Pescal.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
Além da tradicional Torquato Pontes S/A Comércio e Indústria , que se dedica à fabricação de conservas de peixes, crustáceos, frutas e vegetais, foi aprovada a criação da Torquato Pontes Pescados S/A, que irá operar exclusivamente no setor pesqueiro, abrangendo a captura, industrialização e distribuição, enquanto a Torquato Pontes S/A Comércio e Indústria continuará sua atividade no ramo de conservas de frutas e vegetais. A nova firma deverá adquirir modernos barcos pesqueiros para a efetivação de captura oceânica e acrescentar novas instalações ao parque industrial riograndino.
Dia 21 – O deputado Adolpho Puggina comunicou-nos, em visita à redação, que o presidente da República, General Emílio Médici, manifestou seu desejo de ver o porto de Rio Grande devidamente aparelhado e teria determinado ao ministro dos Transportes que isso seja uma prioridade.
Dia 24 – O ministro dos Transportes, Mário Andreazza, chegou ontem no aeroporto de Pelotas e hoje estará inspecionando a rodovia federal BR-471, que liga a Vila da Quinta ao Chuí. Ele foi recepcionado pelo prefeito Cid Scarone Vieira.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
A redação do “Rio Grande” recebeu a honrosa visita do ex-prefeito Antonio Rocha Meirelles Leite, que conta 82 anos de idade e se fazia acompanhar do irmão Jayme Meirelles Leite. No período de 1928 a 1938 ele foi responsável por realizações maiúsculas, como a construção da central elétrica, hoje entregue à CEEE, ampliação da rede de esgoto, abertura de becos para o surgimento de ruas, obras de drenagem em banhados para, em seguida, se erguerem parques industriais, o embelezamento da cidade através da remodelação de praças e construção de monumentos e aprimoramento do Corpo Municipal de Bombeiros.
Dia 26 – Um riograndino se destaca nas novelas de TV. É Germano Filho, que venceu no teatro e televisão, mas não se esqueceu de sua terra natal. O artista conterrâneo tem um papel destacado na novela “A cabana do Pai Tomáz”.




COMENTÁRIOS