Marisa Martins
Torre de Babel
“A força de um povo não está em todos pensarem igual, mas em permanecerem juntos, mesmo quando pensam diferente.” Mauro Falcão
Discussões e assinatura Acordo União Europeia e Mercosul. Retrocedo à década de 90 e início deste século, no vai e volta mundial. União Europeia, Euro, soberania, imigração, atos terroristas, eram focos de interrogação.
Busca de diário de viagens àquele continente, de 1996 a 1998, Bíblia, e obra sobre Getúlio Vargas, de João Gomes Mariante. Ao reler passagens dos três, martelava: incrível, tudo vai, tudo volta.
No Antigo Testamento, ciclos da humanidade coadunam-se com narrativa bíblica, e simbologia que carrega. Apogeu e decadência de civilizações, lutas pelo poder.
“Desacordo de ideias é causa mais profunda para os homens não se entenderem” resume Salmo 54,10. Getúlio, o lado oculto do presidente, é obra de análise psicanalítica do político. Demonstra que, no Brasil, ou em outros paralelos, malhas complexas de mentes e poder se entrelaçam.
Em livro-diário, crônicas sobre três invernos no Velho Mundo, resgatam e comprovam teorias do retorno. Introdução à Parte II, Inverno Europeu de 1997, resume temas: manifestações em Paris contra xenofobia e a Lei Debré de imigração; reuniões sobre moeda única europeia, Euro.
França, após Lei Debré ser anulada, abriu fronteiras para imigrantes. Assim, também, Alemanha e Itália. Atualmente, países da União Europeia juntam-se em protestos pelo fim à imigração. Não a querem mais.
Em Estrasburgo, França, 1998, quando da criação do Euro, temor geral pela perda da soberania. Em 2002, moeda foi implantada. Atualmente, soberania é dos termos mais resgatados, em detrimento de globalização.
Idas e vindas para Tratado entre União Europeia e Mercosul. Idas e vindas questão de imigração, Euro, Tratados de Paz, organismos internacionais. “Tentaram construir torre que chegasse ao céu. Torre significaria união e poder. Construtores não se entenderam e se dispersaram”, diz Antigo Testamento.
Torre chamava-se Babel. Babel significa confusão. Serão União Europeia, Mercosul, mundo, uma Torre de Babel?
P.S.: História se repete.




COMENTÁRIOS