Marisa Martins
Onde está o aniversariante?
Onde está o Aniversariante, motivo da festa? Onde esconderam o Menino que nasceu em 25 de dezembro?
ONDE ESTÁ O ANIVERSARIANTE?
Marisa Martins
aloha.marisah@gmail.com
“Jesus nasceu em deserto subtropical, onde jamais nevou. A neve se converteu num símbolo mundial do Natal, desde que a Europa europeizou Jesus...” – Eduardo Galeano
Loja de beira de estrada. Início de dezembro.Calor. Ambiente natalino recepciona clientes. Paisagem branca. Renas. Bonecos de neve. Árvores prateadas. Papai Noel com grossas roupas.
O que passa pela mente de crianças que contemplam o cenário? É tão diferente de seu mundo natalino de verão, sem bonecos com nariz de cenoura, sem níveos flocos. E o que serão aqueles animaizinhos com galhos na cabeça?
Farão elas as mesmas perguntas que me fazia, quando criança?
Por que Papai Noel veste roupas tão grossas, e usa gorro e botas? – indagava.
A resposta era a história da casa do velhinho, lááá longe, no gelo. Fazendo brinquedos durante o ano. Como tinha muito trabalho, para os distribuir, não conseguia trocar de roupa quando vinha ao Brasil, no Natal.
Ficava, então, a esperançosa garotinha, horas antes do anoitecer de 24 de dezembro, olhando o céu. Aguardava carruagem voadora.
Também não entendia pedaços de algodão nos pinheirinhos.
Mais tarde contaram uma das histórias. O reformador religioso Martinho Lutero, na Alemanha, viu, em noite de Natal, pinheiro cintilando sob estrelas, na floresta. Tentou reproduzir a cena em casa, com galhos, algodão e velas.
Nascera ali, no séc. XVI, a árvore enfeitada, transplantada para o Brasil quatro séculos depois.
Natais tropicais ou nevados. Papais Noéis suando, ou confortáveis? Outra pergunta, agora,martela: onde está o Aniversariante, motivo da festa? Onde esconderam o Menino que nasceu em 25 de dezembro?
Será que as crianças na loja, olhando a estranha paisagem, sabem o porquê da celebração do Natal? Procuram o Menino aniversariante? Ou imaginam que a festa é só de Papai Noel distribuindo presentes?
Penso, então, parafraseando Machado de Assis: “Mudou o Natal ou (não) mudei eu?
Ou... o mundo mudou e permaneci sonhando? Tantas perguntas não respondidas...
P.S.: Que não mude dentro de nós, a mensagem do aniversariante: “Amai-vos uns aos outros...”
Foto: arquivo pessoal.





COMENTÁRIOS