Marisa Martins
Chapéu Icônico
CHAPÉU PANAMÁ é confeccionado no...Equador. Em dezembro celebra 13 anos como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
CHAPÉU ICÔNICO
Marisa Martins
aloha.marisam@gmail.com
CHAPÉU PANAMÁ é confeccionado no...Equador. Em dezembro celebra 13 anos como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
Brasileiros Santos Dumont, pai da aviação, músico Tom Jobim, presidente Getúlio Vargas, político inglês famoso, Winston Churchill, possuem elo que os une.
Qual esse elo? O que eles têm em comum?
Difícil responder para aqueles de gerações pós-século 20. Detalhe da indumentária pode chamar atenção de observadores de fotos antigas, e afeitos à História Mundial: um certo chapéu.
Panamá – este o nome do elo entre os citados. Chapéu Panamá. Tem o nome daquele país, no entanto, é originário do Equador, e lá confeccionado.
Cidades de Montecristi e Cuenca são principais centros artesanais dele. Feito manualmente de fibra Toquilla, extraída da Carludovica Palmara, palmeira nativa do país. É tecido por moradores, e tem acabamento em formas de fábricas. Fibras são macias e flexíveis.
Fonte de renda para artesãos, em geral, famílias inteiras da área rural. Preço varia conforme qualidade da fibra. Quanto mais fina e elástica, mais caro o chapéu. Rústicos, os vendidos em praias, saem em torno de trinta dólares. Sofisticados, de Toquille especial, US$ 3 mil, cerca de quinze mil reais.
Nome origina-se do início de obras do Canal do Panamá, 1890. Em visita a elas, em 1906, presentearam presidente americano, Theodore Roosevelt, com o chapéu.
Trabalhadores o usavam para proteger-se do forte sol caribenho. A partir da visita presidencial ficou famoso. Passou a ser denominado Chapéu Panamá, pelo Canal. Não Equador, onde é feito.
Artesanato equatoriano é reconhecido, também, por peças feitas pelo que chamam “marfim vegetal” – Tagua – semente de espécie de coco da palmeira Jarina, da Amazônia Equatoriana.
Semente é empregada em peças de joalheria, teclas de piano, estatuetas, substituindo o marfim animal.
Ressaltem-se, também, bonitas peças têxteis. Entre elas, camisetas de algodão leve, ilustradas com o famoso Panamá.
Bem mais em conta, como lembrança, do que o chapéu, ao vivo e em cores...
P.S.: UNESCO declarou, em dezembro de 1912, artesanato de palha Toquilla, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
Fotos: arquivo pessoal





COMENTÁRIOS