Seja bem-vindo
Rio Grande,26/01/2026

  • A +
  • A -
Publicidade

Porto de Porto Alegre retoma navegação de longo curso com chegada do navio Equinox Eagle

Atracação com carga de 11 mil toneladas da Rússia marca nova etapa da Portos RS, consolidando investimentos em infraestrutura e segurança


Porto de Porto Alegre retoma navegação de longo curso com chegada do navio Equinox Eagle Foto: Divulgação

O Porto de Porto Alegre voltou a operar com navegação de longo curso. O marco foi consolidado nesta semana com a atracação do navio Equinox Eagle, que transportou 11 mil toneladas de nitrato de potássio provenientes de São Petersburgo, na Rússia. A embarcação, registrada nas Ilhas Cayman, foi a primeira de grande porte a operar no Porto de Porto Alegre desde o anúncio oficial da retomada da navegação de longo curso, feito no dia 15 de janeiro pela Portos RS, Marinha do Brasil e Governo do Estado.


A operação reforça o papel logístico do porto e representa o resultado de uma série de investimentos técnicos executados pela Portos RS em articulação com a Autoridade Marítima e a Praticagem. O conjunto de ações incluiu dragagem de canais, levantamentos batimétricos, modernização da sinalização náutica e validação operacional das condições de navegabilidade. Também foi autorizada, de forma complementar, a liberação da navegação no período noturno, ampliando a flexibilidade operacional.


De acordo com o secretário de Logística e Transportes do Estado, Juvir Costella, o retorno da navegação de longo curso representa uma operação fundamental para potencializar o desenvolvimento econômico do estado. "A consolidação desse modelo operacional não apenas significa um avanço para o modal hidroviário, como também se torna muito importante para alçar o Rio Grande do Sul a maiores investimentos e atrair novos modelos de negócios para o setor", destacou.


Segundo a Portos RS, o programa de dragagem estruturado para garantir a navegabilidade plena prevê investimentos da ordem de R$ 258 milhões, com recursos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs). As intervenções abrangem áreas estratégicas da Lagoa dos Patos, Lago Guaíba, Rio Jacuí e trechos associados. Também foram contratados levantamentos hidrográficos contínuos para atualização permanente dos dados fornecidos à Marinha do Brasil.


“A retomada da navegação de longo curso e a liberação da navegação noturna são resultados de planejamento, investimento contínuo e compromisso com a segurança da navegação. Reestruturamos a hidrovia com dragagem, batimetria e um contrato de sinalização náutica continuado. Hoje, podemos contar com uma hidrovia confiável, segura e preparada para sustentar o crescimento da atividade portuária”, destacou o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger.


Com a nova configuração operacional, o Porto de Porto Alegre passa a integrar novamente a rota internacional de cargas, ampliando sua relevância no sistema portuário nacional. A chegada do Equinox Eagle inaugura essa nova fase, evidenciando a capacidade técnica do terminal em receber e movimentar embarcações com perfil de longo curso.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.

INSTALAR