Abertura Oficial da Colheita da Uva celebra o produtor da colônia de Pelotas
O evento tradicional aconteceu neste domingo, 25, e apresentou variedades da produção da uva
Foto: Tobias Bernardo Neste domingo, 25, foi realizada a abertura oficial da colheita da uva. O evento ocorreu na propriedade do produtor Luciano Perboni, na colônia Santa Eulália, 5º distrito, próximo à Cascata. A celebração contou com um dia ensolarado e com a presença de autoridades, produtores e amantes da fruta.
A abertura da colheita da uva é um ato simbólico que marca uma importante época do ano, quando a colônia de Pelotas expõe o trabalho de produtores que dedicam a temporada no plantio e no cuidado de diferentes tipos de uva. A expectativa é que sejam colhidas este ano, cerca de 985 toneladas da fruta, entre as variedades de uva de indústria e uva de mesa.
A festividade é uma realização da Prefeitura de Pelotas, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Emater, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Federal de Pelotas, sindicato dos trabalhadores agricultores familiares de pelotas e produtores, com apoio do Sicredi.
A prefeita em exercício, Daniela Brizolara, que acompanhou toda a abertura e o ato simbólico de colher o primeiro cacho de uva, disse que o evento é essencial. “Quero agradecer pela vida de todos os produtores rurais que, juntamente com os nossos parceiros, tiveram a brilhante ideia de juntos pensar na possibilidade da produção de uva na nossa colônia. A uva é um produto que nos orgulha, principalmente quando nós lemos “Uva de Pelotas”. Um produto de qualidade que pode e deve estar em todos os lugares”, declarou.
O produtor rural Luciano Perboni, dono da propriedade que recebeu o evento, conta que vem cultivando o fruto há alguns anos e fala sobre a importância da cerimônia. “Este é um evento técnico e festivo para que a população de Pelotas conheça como acontece a colheita da uva, tome um suco e viva esse clima gostoso que temos na nossa colônia, que às vezes é desvalorizada”, comentou.
Segundo o secretário da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Antônio Leonel, que mora na zona rural e vive na colônia de Pelotas, eventos como esse evidenciam os produtores e reforçam o trabalho. “Sei das glórias e das dificuldades que o produtor tem para escoar a sua produção. Então, o desenvolvimento rural na colônia sempre está em pauta na nossa equipe. Não só nas plantações, mas tudo o que tange a zona rural, como a infraestrutura, estradas e as pontes. Precisamos valorizar nossa Pelotas”, declarou.
O supervisor Regional da Emater, Edgar Noremberg, contou como foi o processo do cultivo da uva deste ano: “O ano foi favorável, mas o trabalho e a dedicação de fazer a coisa bem feita no momento certo, foi fundamental. Então, hoje é o dia de festa, é o dia que a gente vai comemorar tudo aquilo que foi feito durante o ano”, falou.





COMENTÁRIOS