Seja bem-vindo
Rio Grande,03/05/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

HU-FURG E HE-UFPEL promovem campanha “Abril pela Segurança do Paciente”

A temática deste ano é: “Comunicação e Trabalho em Equipe” que incentiva o engajamento e a participação dos profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes


HU-FURG E HE-UFPEL promovem campanha “Abril pela Segurança do Paciente” Foto: Divulgação

A campanha nacional do Ministério da Saúde, “Abril pela Segurança do Paciente”, está em andamento no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), e no Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O objetivo é priorizar a comunicação e o trabalho em equipe para fortalecer a segurança do paciente. A temática deste ano é: “Comunicação e Trabalho em Equipe” que incentiva o engajamento e a participação dos profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes para uma experiência de sucesso no atendimento de saúde.

As ações, realizadas durante o mês de abril, são: avaliações globais do uso de pulseiras de identificação, identificação de medicamentos multidoses, treinamentos de higienistas ligados ao setor de hotelaria, capacitação das equipes de higienistas, avaliação do uso seguro de medicamentos em estoques intermediários/psicotrópicos e avaliação da aplicabilidade da escala de Morse para prevenção de quedas. Também incluem: palestras sobre segurança no uso de medicamentos e comunicação efetiva, sensibilização acerca da parametrização e desabilitação de alarmes sonoros, e rodas de conversa na Maternidade sobre parto seguro. O Setor de Gestão da Qualidade (STGQ) é responsável pela organização das atividades em cada instituição.

Atividades Multiprofissionais no HE-UFPel

“O HE-UFPel busca constantemente a formação e a sensibilização profissional para o fomento da cultura de qualidade e segurança dos pacientes no ambiente de atenção hospitalar. O modelo assistencial institucional visa a melhoria contínua da experiência dos pacientes com melhores desfechos clínicos e, consequentemente, uma formação mais qualificada para os alunos de graduação e pós-graduação”, destacou a chefe do STGQ, Susana Cecagno.

As ações possuem foco multiprofissional e serão desenvolvidas pelos Setores de Gestão da Qualidade (STGQ), Farmácia Hospitalar (SFH) e de Hotelaria Hospitalar (STHH), bem como as unidades ligadas a esses serviços, com apoio do Núcleo de Segurança do Paciente e Núcleo de Gestão da Qualidade. Também, contam com a participação de profissionais especializados na área, visando contribuir para a melhoria dos processos de trabalho da instituição. Para a gestora, “Serão momentos de reflexão das práticas empregadas e de identificação de oportunidades de melhoria visando o aprimoramento e qualificação assistencial, aproximando o ensino da assistência de uma forma singular”.

Segundo Susana, “As comemorações realizadas em prol do ‘Abril pela Segurança do Paciente’ constituem uma importante oportunidade de reflexão das práticas com vistas a melhoria e garantia de qualidade, tornando a assistência mais segura e refletindo em melhorias no ambiente de ensino para docentes e alunos que estão em campo prático de assistência hospitalar”.

Ações de intervenção e sensibilização no HU-Furg

No HU-Furg, a chefe do STGQ, Gerusa dos Santos Machado, ressaltou a importância das ações de intervenção e sensibilização das equipes assistenciais propostas pela Sede. Segundo ela, as iniciativas “estão sendo de extrema importância para a aproximação do Setor de Gestão da Qualidade com as Unidades assistenciais”. E acrescentou: “As visitas estão nos proporcionando avaliar pontos importantes referente a Segurança do Paciente, com esse trabalho ‘in loco’ é possível observar de maneira prática o que está sendo feito e o que ainda podemos melhorar”.

Em ações pontuais, o STGQ contou com apoio de outras áreas como: os Setores de Farmácia Hospitalar (SFH) e de Hotelaria Hospitalar (STHH); dos acadêmicos da Escola da Enfermagem (EEnf), com a docente Fabiane Francione; e da Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF), com a docente Emanuelli Mancio Ferreira da Luz.

A chefe da Unidade de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente (UGQSP), Ana Paula Vaghetti de Oliveira, destacou que no mês de abril é comemorada a implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). Ela também mencionou a parceria com a EEnf e da Residência Multiprofissional, evidenciando o trabalho em equipe. “Juntos profissionais, pacientes, residentes, discentes e docentes na construção de uma assistência cada vez mais qualificada, reforçando nosso compromisso com a segurança do paciente”, conclui Ana Paula.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.