Pelotas é contemplada com cinco projetos no PAC Seleções
Pacote inclui policlínica regional, UBS no bairro Santa Terezinha, um combo de equipamentos para UBSs, um kit teleconsulta e três novas ambulâncias para o Samu

O Ministério da Saúde anunciou, na noite de quinta-feira, 17, que o município de Pelotas foi beneficiado com cinco projetos no âmbito do PAC Saúde. Entre os investimentos, a cidade receberá uma policlínica regional, uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Santa Terezinha, na zona norte, um conjunto de equipamentos para UBS, um kit para teleconsulta e três ambulâncias novas para o Samu. O total investido na área da saúde chega a R$ 36,2 milhões.
A Policlínica regional será construída na Avenida Bento Gonçalves, próximo ao Hospital de Pronto Socorro. Já a nova UBS será instalada na Avenida 25 de julho, nas proximidades do loteamento da Associação dos Correios. Segundo o Executivo pelotense, a escolha da região ocorreu a partir de uma demanda da comunidade nas pré-conferências municipais de Saúde realizadas no primeiro semestre, que
Além das construções, o município também irá receber equipamentos de saúde para aprimorar a atenção primária. O pacote está orçado em R$1,7 milhão. Entre os itens previstos estão dermatoscópios para prevenção do câncer de pele, câmaras frias para conservação de vacinas, ultrassons portáteis, retinógrafos, entre outros.
Além disso, dez kits, compostos por computadores e câmeras, vão melhorar o programa Saúde Digital. Voltado para a atenção primária, o programa já dobrou o número de atendimentos realizados no primeiro semestre deste ano em comparação ao ano anterior. A teleconsulta permite que médicos das UBSs consultem especialistas a distância, em tempo real, podendo apresentar imagens e exames com qualidade para discutir casos com mais precisão.
COMENTÁRIOS