Marinha do Brasil suspende buscas por embarcação que naufragou em São José do Norte
A embarcação está desaparecida desde o dia 03 de julho, quando saiu da região da Várzea, com quatro tripulantes. Desde o início das buscas, apenas duas vítimas foram localizadas sem vida.

A partir deste sábado, 19, a Marinha do Brasil irá suspender os trabalhos de busca pela embarcação que naufragou na Lagoa dos Patos, em São José do Norte, no último dia 03 de julho. Na ocasião, a embarcação do tipo caíco havia saído da região da Várzea, também no município nortense, com quatro pessoas.
Desde o início das buscas, apenas duas vítimas, identificadas como Emerson Araújo da Silveira e Giovane Arruda Garcia, foram localizadas sem vida na localidade das Capivaras, distrito de São José do Norte. Conforme a Marinha do Brasil, as buscas não serão encerradas, apenas suspensas, uma vez que novas ações de buscas devem ser realizadas quando houver novas informações sobre os desaparecidos.
Em nota, a Marinha afirma: “A decisão de suspender as buscas leva em consideração o tempo decorrido e a cobertura de todas as áreas prováveis para a obtenção de êxito na identificação e no resgate dos tripulantes desaparecidos, considerando o cálculo da deriva provocada pela influência do vento e da corrente. Face às peculiaridades dessa ocorrência, salienta-se à comunidade marítima que esteja atenta aos veículos de comunicação disponíveis para, constantemente, verificar as condições meteorológicas, bem como o estado do mar (meteoceanográficas) em sua área de navegação, antes de desatracar com a embarcação. Recomenda-se o aplicativo "Boletim ao Mar" que tem o propósito de disponibilizar em smartphones as condições meteorológicas, avisos de mau tempo, cartas sinóticas, bem como os Avisos-Rádio Náuticos. Por fim, a MB incentiva e considera importante a participação da comunidade na divulgação de emergências náuticas e pedidos de auxílio, que poderá ser feita por intermédio do telefone 185”, afirma um trecho da nota.
COMENTÁRIOS