Rio Grande deve ter novo presídio até o final de 2026
O comunicado da construção de uma nova unidade prisional no município foi feito pelo governador Eduardo Leite
O governador Eduardo Leite anunciou a construção de uma nova unidade prisional no município do Rio Grande. O comunicado foi feito na terça-feira, 26, durante pronunciamento diretamente da China. Além do Rio Grande, São Borja também irá receber um novo presídio, assim como Porto Alegre, para a substituição do Presídio Central de Porto Alegre e a ampliação da unidade de Charqueadas.
O Rio Grande do Sul é o quarto estado brasileiro com o maior número de presos, segundo dados divulgados em outubro deste ano pelo Relatório de Informações Penais (Relipen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Ainda conforme o relatório, o estado gaúcho possui o sexto maior déficit de vagas no sistema carcerário brasileiro, com um total de 9.883 vagas a menos.
Segundo o governador, o objetivo é que, até o final de 2026, as unidades prisionais já estejam em funcionamento. As novas unidades prisionais devem ampliar em cerca de 40% a capacidade do sistema prisional gaúcho, passando de 25 mil para 35 mil celas. O comunicado de Eduardo Leite ocorreu após um presidiário ser alvejado e morto no complexo prisional de Canoas.
COMENTÁRIOS