Seja bem-vindo
Rio Grande,19/06/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Café com Z recebe prefeito Fábio Branco

Na ocasião, o chefe do Executivo falou sobre a cheia da Lagoa dos Patos e as ações da Prefeitura para mitigar o possível cenário de enchente para os próximos dias.


Café com Z recebe prefeito Fábio Branco


Na manhã desta quinta-feira, 9, o programa Café com Z, em O Litorâneo, recebeu o Prefeito Municipal do Rio Grande, Fábio Branco. Na ocasião, o chefe do Executivo falou sobre a cheia da Lagoa dos Patos e as ações da Prefeitura para mitigar o possível cenário de enchente para os próximos dias.

Segundo Fábio Branco, em um cenário crítico, cerca de 30 mil pessoas poderão ser atingidas com a enchente no município.  O prefeito ressalta que, no momento, a recomendação é para que a população mantenha-se em alerta, principalmente, os moradores que estão em regiões consideradas áreas de risco. Além disso, também informa que a Prefeitura está se preparando para estender a capacidade dos abrigos. 

"Uma das facilidades que temos tendo é poder ter esse tempo de organização, diferente de outros municípios. Primeiro, que a nossa característica é outra, praticamente 90% dessa água sai aqui na nossa Barra, mas a água tem tempo para chegar, depende também dos ventos. Claro, que o volume está muito acima, estamos falando da maior enchente da história do Rio Grande do Sul e não vamos ter como fugir disso. Hoje, estamos com a Ilha da Torotama e do Marinheiros sem acesso, talvez com a baixa podemos chegar de caminhão. Então, estamos nos preparando organizando a estrutura necessária para que a gente possa atender as pessoas. As áreas que estão em nosso entorno são as de mais risco e temos alguns parâmetros para isso. Por exemplo, a enchente do ano passado, onde a água chegou o ano passado ela vai passar e vai passar bem. Estamos alertando para que as pessoas possam se deslocar para locais mais seguros, quem pode fazer isso, tem que fazer. Para as pessoas que não tem condições, estamos abrindo os abrigos, há várias escolas que já estão preparados para isso. O reitor também está disponibilizando todo o campus da FURG para que a gente possa atender um número maior de pessoas. Nós estamos falando em mais de 30 mil pessoas, é humanamente impossível de uma hora para outra a gente conseguir atender e levar todas as pessoas. Então, essa consciência e essa manifestação que eu tenho feito diariamente", comenta. 

De acordo com um estudo desenvolvido pelo Comitê de Eventos Climáticos Extremos da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a previsão é de que a inundação da Lagoa dos Patos seja superior a ocorrida em 1941, podendo ter uma lâmina d´água de mais 40 centímetros. Na oportunidade, Fábio Branco explicou que os mapas divulgados pela Prefeitura na tarde de quarta-feira, 8, são baseados nesta projeção.


"O ponto crítico é 1941 e mais 40 centímetros de lâmina d´água acima. Esse mapa de risco são cenários onde a água poderá chegar no pico. Nós temos um trabalho científico da Universidade, que foi nos apresentados, estamos ampliando esse mapa e estamos estratificando por regiões. A margem de segurança será de 200 metros, então, as pessoas precisam estar atentas, preparadas, porque a água pode ficar ali. A partir de hoje à noite e amanhã, e talvez até segunda-feira, iremos enfrentar uma elevação. É água vindo do Camaquã, do Guaíba, além disso teremos um vento sul, que será o pior cenário para nós", ressalta. 


Plano de contingência para a Saúde 

Na oportunidade, Fábio Branco também comentou sobre o plano de contingência que os hospitais do município estão preparando para enfrentar o cenário de enchente no município.

  "O Hospital Universitário fez um plano muito bem elaborado, tanto é que já todo o piso, todo o primeiro andar, ele já foi realocado, então já foi planejado. A Santa Casa também sabe desses dados, das informações, para que pudesse não ter tanta flexibilidade para isso. Mas também pode fazer, e tem um plano também, se a crise for maior, tem um plano de realocação também, utilizando a ampliação do hospital de cardiologia para uma emergência. E o Monporto foi comunicado, também tem todo um planejamento deles, por mais que esteja na área de risco maior. O hospital universitário e o Monporto estão em áreas de risco maiores", comenta.


Coleta de Lixo 


Desde o início da semana, moradores estão relatando acúmulo de lixo em diversas ruas da cidade do Rio Grande. Diante do cenário da inundação da Lagoa dos Patos, a situação torna-se ainda mais preocupante. De acordo com o prefeito Fábio Branco, o problema de recolhimento está relacionado a uma crise da empresa. A previsão da prefeitura é de que em até 60 dias uma nova empresa assume o serviço.

"Nós estamos com uma crise com a empresa, inerente da administração pública, nós estamos multando a empresa já de muito tempo, nós estamos com contrato emergencial, porque nós estamos corrigindo o processo licitatório, nós pretendemos até, eu já determinei, que até o final desse mês nós já temos o termo de referência para uma nova licitação de uma nova empresa, com uma nova modalidade.  nós estamos sofrendo aí com a empresa contrata emergencial, que é muito mais difícil a fiscalização porque não tem um contrato das penalidades que num processo licitatório a gente tem, e realmente, de fato, nós estamos com um problema sério, mas tem hoje, eu acho que é hoje, a abertura de um processo emergencial de novo, eu até poderia contratar direto se quisesse, mas eu fiz questão de abrir um processo transparente, para que todas as empresas possam participar, quem quiser participar vai poder participar, então hoje, casualmente é hoje, que tem essa abertura de processo emergencial e pretendo nos próximos, até o final de semestre, ter o termo de referência, e aí o termo de referência é muito bem elaborado, que está sendo pelos nossos técnicos, a gente abrir um processo auditatório e talvez em até 60 dias a gente tenha uma empresa nova, com um contrato novo, com todo um procedimento novo, tanto de limpeza quanto de coleta, Para que a gente possa voltar à normalidade", comenta Fábio Branco.


Confira a entrevista na íntegra:

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.