Seja bem-vindo
Rio Grande,30/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Prefeitura fortalece o Programa Virada da Paz em 2024

Integração de projetos e definição de calendário visam ampliar os impactos das ações de segurança, educação e assistência social junto à comunidade


Prefeitura fortalece o Programa Virada da Paz em 2024 Foto: Divulgação

A coordenação do programa Virada da Paz realizou na manhã desta quarta-feira, 17, uma nova reunião de trabalho entre as principais secretarias municipais que estão envolvidas nas ações de 2024 da iniciativa da Prefeitura Municipal. A reunião serviu para a definição do calendário das ações do programa junto às escolas da Rede Municipal de Ensino, bem como para as tratativas de processos administrativos relacionados à aquisição de materiais e atualização das ações que compõem o Virada.

Neste ano de 2024, o Virada Paz do governo municipal entra em um novo ciclo que consiste na integração de programas e projetos já em desenvolvimento pelas secretarias da Prefeitura ao Virada, tais como os projetos “Promotores da Paz” e “Guarda Mirim” (ambos da Guarda Municipal), o programa “Rede Família Rio-grandina” (da Prefeitura), o “Estação Cultura” (da Secretaria de Cultura), dentre outros. Eles se somam aos cinco programas do Plano de Ação Geral do Virada: o SEJA, o Conte Comigo, o SAGAZ, o Cada Jovem Conta e o AME.

O projetos Promotores da Paz e Guarda Mirim - cujas atividades do 1º semestre de 2024 já estão em execução - devem alcançar cerca de 500 estudantes em 18 EMEFs e EMEIs na cidade, distribuídas pelos bairros São Miguel, Cassino, Getúlio Vargas, Vila Maria, Humaitá, Cidade Nova, Bucholz, São João, Castelo Branco, Santa Teresa, Miguel Moreira, Profilurb, Bolacha, São João, Vila Mangueira, Vila da Quinta, Ilha dos Marinheiros e Albardão. Ao longo do ano letivo de 2023 os projetos atenderam, respectivamente, 848 e 417 alunos.

O objetivo desses projetos é o de fortalecer o vínculo da instituição com a rede escolar e orientar os alunos, através do diálogo, a terem um comportamento que contribua com o ambiente de paz nas escolas e no convívio em sociedade.

Participaram da reunião de trabalho - que aconteceu na Sala de Reuniões da Prefeitura - o titular da Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança-SMMAS, Anderson Castro, o assessor de Gestão e Governança, Guilherme Estima, a secretária de Educação – SMED, Denise Lopes, a secretária-adjunta da SMED, Cecília Puccineli, a superintendente pedagógica da SMEd, Patrícia Ramos, a secretária da Saúde, Zelionara Branco e a apoiadora da Gestão do Rede Família da Prefeitura, Alisson Saggiomo. Durante a reunião também foi anunciada a inclusão de programas da Secretaria de Município de Cultura Esporte e Economia Criativa – SMCEEC às ações do Virada da Paz.

Programa Virada da Paz

O Programa Virada da Paz, lançado pela Prefeitura em 2023, tem por objetivo a implantação de um modelo de segurança pública mais proativo, interdisciplinar (educação, assistência social, saúde, segurança, cultura, esporte e lazer) e que oportunize o trabalho de forma integrada entre o Poder Público Municipal, as forças de segurança Estaduais e Federais, o Poder Judiciário e o Ministério Público, oportunizando maior segurança à população rio-grandina.

Seu modelo de ação visa a prevenção, atacando o problema da violência em sua origem multifatorial com foco em evidências e peculiaridades da população local com atendimento prioritário ao público considerado de risco. O Virada da Paz baseia-se em uma metodologia fortemente comprometida com a questão socioeducativa e prevê trabalhos estratégicos com crianças e jovens, possuindo programas específicos para cada etapa, trabalhando educação e assistência social de forma integrada.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.