Seja bem-vindo
Rio Grande,23/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Pelotas adere à campanha nacional de combate à dengue

Moradores da Santa Terezinha receberão orientações de prevenção, sexta-feira e sábado, além do programa Bota-fora: Pelotas Contra a Dengue, na segunda-feira


Pelotas adere à campanha nacional de combate à dengue Foto: Michel Corvello

A Prefeitura de Pelotas fará mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, nesta sexta-feira (1°) e sábado, 2, na Santa Terezinha, bairro Três Vendas. Com apoio do Exército Brasileiro, o Município adere à mobilização nacional de reforço às ações de prevenção e eliminação dos focos, finalizando a atividade na segunda-feira (4), com a segunda edição do programa Bota-fora: Pelotas contra a Dengue, executada pela Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) junto à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Até o momento, a cidade tem o total de 144 notificações de casos suspeitos de dengue, com 12 confirmados e 95 focos para o mosquito transmissor, sendo 51,6% em residências.

O Exército receberá a capacitação da SMS para realizar ações educativas de orientações de prevenção do mosquito transmissor da dengue, atendendo moradores na sexta-feira (1°), à tarde e, dia 2, das 8 às 17h. O trabalho prevê esclarecimentos à população sobre a importância de identificar possíveis criadouros do mosquito.

Após as orientações, os moradores da Santa Terezinha poderão colocar materiais de descarte em frente às residências, para recolhimento na segunda-feira (4), pelas equipes do programa Bota-fora: Pelotas Contra a Dengue, que fazem o recolhimento de excedentes e resíduos facilitadores para reprodução do mosquito, além dos inservíveis habituais acumulados nas moradias e pátios dos bairros, que normalmente são descartados nessas ocasiões.

Orientações para evitar a proliferação do mosquito

- Evitar o acúmulo de água, principalmente em recipientes como pneus, baldes, vasos de plantas e calhas. 

- Realizar a limpeza de recipientes que ficam com a água parada, visando evitar que os ovos do mosquito fiquem depositados e eclodam posteriormente.

- Instalar telas em portas e janelas das residências, para funcionar como barreira de entrada do mosquito.

Confira os principais sintomas

- Febre alta (acima de 39º C)

- Dor de cabeça

- Dor atrás dos olhos

- Dor muscular e nas articulações

- Fadiga

- Mal-estar

- Náuseas

- Manchas vermelhas pelo corpo

Em caso de suspeita, a população pode procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.