Porto do Rio Grande: semana foi de cargas vivas e rodantes
Mais de 300 veículos Chevrolet foram enviados à Colômbia. Para a Turquia foram mais de 7 mil animais.

O Porto do Rio Grande movimentou duas importantes cargas durante a semana, com início no último dia 17. As operações foram embarques de cargas rodantes e de gado vivo e ocorreram tanto no Porto Novo, cais público do complexo portuário, quanto no Estaleiro Rio Grande (ERG). As embarcações foram a Tanabata e Ocean Swagman.
Cargas rodantes
Foram movimentados no navio Roll-on Roll-off (RoRo) 368 veículos da marca Chevrolet, modelo Ônix, 11 tratores e uma colheitadeira, com destino à Colômbia, 20 carretas para transporte de contêineres, com destino aos Estados Unidos, e outras duas usinas móveis de asfalto que seguem para o México.
Ao longo de 2023 foram desembarcadas 1.868 unidades e embarcadas outras 7.505, totalizando 9.373 movimentações. O navio Tanabata deixou Rio Grande e seguiu viagem em direção ao Porto de Paranaguá.
Embarque de gado vivo
Já no cais público do ERG foram embarcadas sete mil e quatrocentas cabeças de gado com destino à Turquia. As operações envolvendo carga viva ganharam destaque no ano de 2023 no porto marítimo gaúcho, superando de forma significativa a movimentação registrada no ano passado.
Apenas de janeiro a setembro desse ano foram embarcados 146.166 animais, número que é superior às 10.720 cabeças movimentadas ao longo dos 12 meses de 2022. Esse aumento de mais de 1263,49% está relacionado com a qualidade da raça, ao atendimento dos parâmetros sanitários e as baixas fontes de proteínas existes nos países de destino.
COMENTÁRIOS