Porto Novo passa por simulado incidentes de combate a incêndio, vazamento de óleo e resgate de vítimas
Cais público do Porto do Rio Grande passou por teste sobre os conceitos de atendimento das brigadas.
Com o objetivo de preparar e manter revisados os conceitos de atendimento das brigadas, a Portos RS participou na quinta-feira (28) de um exercício simulado envolvendo incidentes de combate a incêndio, vazamento de óleo e resgate de vítimas. A atividade foi promovida pela operadora Sagres e contou com o acionamento das sirenes de emergência.
A dinâmica do exercício simulou a ocorrência de um incêndio de grandes proporções em uma máquina, que culminou no vazamento de óleo diesel e a perda de consciência do operador. A primeira ação foi a de combate às chamas, com os brigadistas utilizando a rede de hidrantes disponível e duas frentes de trabalho.
Com as chamas controladas, resgatistas do OGMO e brigadistas acessaram a cabine de comando da máquina para realizar a retirada do operador. Enquanto o trabalhador era imobilizado, outros brigadistas realizavam a colocação de mantas de absorção no entorno do veículo para minimizar os impactos do vazamento de combustível.
Com o primeiro combate sendo feito pelos brigadistas, coube aos bombeiros militares a finalização do trabalho de controle das supostas chamas. A atividade também contou com a cronometragem do tempo resposta de cada uma das instituições acionadas e os dados foram anotados e inseridos em uma planilha específica.
Participaram da ação colaboradores da Portos RS, Guarda Portuária, brigadistas dos operadores portuários, integrantes do serviço de resgate mantido pelo Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO), representantes do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) e do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS).
Publicidade
COMENTÁRIOS