Seja bem vindo
Rio Grande,17/08/2022

  • A +
  • A -
Publicidade

Médica rio-grandina recebe reconhecimento internacional

A pneumologista Mara Rúbia André Alves de Lima entrou para a seleta lista do WIA Report, relatório que destaca mulheres de sucesso no mundo acadêmico

Foto: Arquivo Pessoal
Médica rio-grandina recebe reconhecimento internacional


A médica rio-grandina Mara Rúbia André Alves de Lima entrou para a seleta lista do WIA Report, relatório que destaca mulheres de sucesso no mundo acadêmico. Formada na turma de 1981 pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), e estudante desde o jardim de infância da escola Juvenal Muller, Mara Rúbia especializou-se em pneumologia, com área de interesse em doenças que se manifestam com tosse crônica, e em Educação Médica.

Professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), a médica segue colhendo frutos da temporada de imersão na Rutgers University, nos Estados Unidos. Entre agosto de 2021 e fevereiro de 2022, a pesquisadora rio-grandina atuou como professora visitante do Programa Fulbright, na disciplina de Saúde Global. A médica também realizou intercâmbio na Universidade de Toronto, no Canadá. Em 2020 e 2021, foi mentora de dois grupos de estudantes que tiveram a oportunidade de participar de projeto da Yale University, nos Estados Unidos.

Em 2021, recebeu o primeiro lugar no Prêmio de Melhores Práticas em Medicina da AMRIGS, na categoria universidade pública, com projeto desenvolvido com estudantes da UFCSPA, incluindo um Programa de Iniciação à Docência. O reconhecimento internacional foi motivo de alegria e orgulho para a médica: “Para uma apaixonada por educação em saúde como eu, isto faz meu coração bater mais feliz ou faz meus pulmões respirarem mais profundamente, já que sou pneumologista”, brinca Mara Rubia.

Além de professora da UFCSPA, a pesquisadora é coordenadora da Liga de Pneumologia, professora do Projeto de Extensão de Combate ao Tabagismo, professora voluntária do Projeto Rondon, além de membro do Comitê de Internacionalização e do Núcleo de Inclusão e Diversidade da Universidade.



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login