Seja bem-vindo
Rio Grande,19/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Vigilância busca novos focos de dengue em Rio Grande

O terceiro Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti do ano iniciou nesta segunda, 4.

Divulgação
Vigilância busca novos focos de dengue em Rio Grande

Chegou a 74 o número de focos do mosquito aedes aegypti (transmissor da dengue, zika e Chikungunya) encontrados em Rio Grande. Ao todo, já são  26 notificações por suspeita de dengue no município. O resultado das amostras enviadas para o Laboratório Central, em Porto Alegre, permanece em quatro, sendo duas positivas para dengue (ambos de pacientes que viajaram para áreas endêmicas) e dois resultados negativos. 

Nessa semana, a Vigilância Ambiental em Saúde, em busca de novos focos, começa a realizar o terceiro Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti  (LIRAa) do ano. A atividade começou a manhã desta segunda-feira, 4, e deve ser concluída em uma semana, porém pode ser suspensa em função do mau tempo. 

Para desenvolver o LIRAa, os agentes de endemias devem visitar 20% dos imóveis do município na procura por larvas do mosquito aedes aegypti em possíveis criadouros. Toda a cidade estará incluída nesse levantamento, que será realizado, inclusive, no sábado, 9.


Identificação

A coordenadora da Vigilância Ambiental, Márcia Pons faz um apelo à população: “Solicitamos que a população seja receptiva à visita dos agentes, pois considerando o número de focos do aedes já encontrados, nos últimos meses, precisamos da colaboração de todos para desenvolvermos nossas ações na prevenção e controle”. 

Os agentes de combate às endemias estão devidamente identificados com uniformes da Vigilância Ambiental em Saúde e crachá com suas informações profissionais. Devido ao enfrentamento da pandemia Covid-19, os agentes farão o trabalho obedecendo aos protocolos como o uso de máscara e equipamentos de proteção individual. 

Em caso de dúvidas quanto à presença dos agentes, entre em contato com a Vigilância Ambienta, das 8h às 17h, para confirmar os dados dos servidores, pelo telefone 3233-7289.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.