Seja bem-vindo
Rio Grande,19/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Becker anuncia aumento de 20% no valor da travessia de veículos entre Rio Grande e São José do Norte

Agências Reguladoras e Portos RS dizem não ter aprovado aumento. No limbo regulatório, carros pagarão R$48 pelo transporte.

Reprodução Facebook Becker
Becker anuncia aumento de 20% no valor da travessia de veículos entre Rio Grande e São José do Norte
Publicidade

A empresa Becker Transportes usou as redes sociais no último dia 28 de junho para anunciar que a partir de 28 de julho a tabela de valores da travessia de veículos entre Rio Grande e São José do Norte terá um reajuste de 20% nos preços praticados. A outra empresa que faz o serviço, F.Andreis, não quis se manifestar sobre o assunto. Consultadas, as agências reguladoras afirmaram que não tem competência sobre a regulação do serviço e, por isso, não autorizaram nenhum tipo de reajuste. No limbo regulatório, carros passarão a pagar R$48 pelo transporte.




Segundo a Becker Transportes em suas redes sociais, o reajuste ocorre “devido ao aumento de diesel, manutenções e uma série de fatores, incluindo a construção da nova embarcação, que tem previsão de iniciar as operações até o final desse ano. Quando a nova embarcação iniciar as operações, conseguiremos oferecer mais facilidades para os usuários, inclusão de novos horários e a segurança de não faltar balsa”. A Agência Nacional de Transportes Aquaviários - Antaq que regulava os serviços até o ano passado informou que não tem mais competência legal para tratar do assunto. À reportagem, enviaram Deliberação 180/2021 que declara “extinta a outorga de titularidade da empresa R S ALMEIDA & BECKER LTDA, CNPJ nº 10.660.070/0001-20, de que trata o Termo de Autorização nº 1.600-ANTAQ e a Resolução nº 6.631-ANTAQ, em razão da decisão colegiada consubstanciada no Acórdão nº 132-2020-Antaq, sem prejuízo de que sejam levadas a efeito eventuais sanções oriundas de irregularidades praticadas durante a vigência da autorização, neste caso, a serem apuradas em regular processo administrativo”. Segundo eles,  a “regulação do serviço de travessia de veículos entre Rio Grande/RS e São José do Norte/RS passou a ser competência da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul – AGERGS”.


Limbo Regulatório


A AGERGS, por sua vez, diz que “a situação está sendo debatida judicialmente e a orientação enviada pela Procuradoria Geral do Estado à Agergs é a de que não regulamos”. A atracação das balsas na margem rio-grandina fica na área do Porto Velho, de propriedade da empresa pública Portos RS. Questionada, a administradora portuária dos portos gaúchos disse que: “A Portos RS - Autoridade Portuária dos Portos do Rio Grande do Sul comunica que não é responsável pela aprovação de aumentos nas tarifas da travessia de veículos entre as cidades de Rio Grande e São José do Norte. Decisões sobre as tarifas são de responsabilidade das agências reguladoras”. Em fevereiro deste ano, o então superintendente da Portos RS, Fernando Estima, e o diretor de portos interiores, Bruno Almeida, estiveram reunidos, na sede da Agergs, tratando sobre assuntos relacionados as questões regulatórias das travessias de balsa entre Rio Grande e São José do Norte conforme divulgado pela Portos RS à época. 


Metroplan, Secretaria dos Transportes do RS e Prefeitura de São José do Norte


A Metroplan, questionada pela reportagem, reforçou seu posicionamento de que é órgão regulador da travessia de passageiros entre os dois municípios, sem qualquer relação com o serviço de balsa. A Secretaria de Transportes do Rio Grande do Sul consultada, não respondeu à reportagem. Já a prefeita de São José do Norte, Fabiany Roig, também foi consultada sobre esse aumento, mas, não se manifestou. 


Becker Transportes


A reportagem chamou a empresa Becker Transportes nos dois números disponíveis questionando sobre o processo que autorizou o aumento da travessia. Até o momento, não obtivemos retorno. Também foi enviado e-mail. O espaço fica aberto e, tão logo a empresa manifeste-se, será acrescido aqui. 

Publicidade



COMENTÁRIOS

malfatti em 02/07/2022

Quando a ligação a seco estiver implementada, o que espero que se dê logo, quero ver onde essa empresa vai ganhar dinheiro.

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.