Seja bem-vindo
Rio Grande,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

João José Reinbrecht Braga - Prof.Maninho

Isto é Felicidade

Sendo a felicidade extremamente pessoal e que cada um tem um referencial, o que torna alguns felizes, não necessariamente, tornará outros.


Isto é Felicidade

ISTO É FELICIDADE 

Uma obrigação que temos com a vida, é buscar sempre a felicidade, afinal, fomos postos no mundo para isto.  Devemos ter muito cuidado sim, porque esta busca tem que ser, cuidadosamente, dosada, pois a diferença entre remédio e veneno, é a dose, que é uma linha muito tênue. 

Sendo a felicidade extremamente pessoal e que cada um tem um referencial, o que  torna alguns felizes,  não necessariamente, tornará outros. Vejamos.. 

Certa vez eu estava conversando  com um cidadão rico, mas muito rico mesmo, que tinha um estabelecimento comercial. Durante a conversa questionei-o do porquê que ele, com a fortuna que tinha, se escravizava em sua loja, visto que o que tinha, era suficiente para sustentar várias gerações, mesmo que só gastassem.  A resposta dele fez-me pensar sobre a vida . Ele disse: “ Pois é, professor, realmente tenho muito dinheiro, que foi ganho com trabalho, e fico feliz em ter cada vez mais e se multiplicando”. Olhei para ele e, por instantes, fiquei refletindo sobre sua resposta e, sem eu falar uma palavra sequer,ele continuou : “Tu ficas feliz gastando, não é?” Respondi que sim e que nunca viria a ter fortuna, pois , realmente, minha felicidade  não era só gastar, e sim, ter para gastar, e assim, ser relativamente feliz. Esta era a grande diferença, ele era feliz, ganhando dinheiro e eu , gastando. 

Fica a pergunta: Nós dois tínhamos saúde e vontade de trabalhar, então a diferença estava em “guardar” ou “gastar”. Quem sabe, então, guardar um pouco e gastar o resto não seria o ideal?  A resposta veio ligeirinho: “ Eu estaria feliz , ganhando e seria muito triste, ver o que me deixou feliz sumir em parte”. 

Nos despedimos, fomos cada um para um lado, mas a minha cabeça ficou “martelando” naqueles breves momentos. 

Quantas vezes, andamos caminhando pela rua e nos deparamos com pessoas que para nós, estão sofrendo, mas os seus semblantes nos informam exatamente o contrário, estão felizes, e muito felizes, pois seus valores são outros, quem sabe, apenas um cantinho para morar, lhes deixa felizes, pois é o abrigo onde estão guardados  os segredos de um amor correspondido e que só eles sabem;  ou quem sabe, uma dificuldade financeira, que para uns, seria uma catástrofe, mas para outros, é uma lição de como administrar o nada que têm;  outros , com alguma deficiência física e mesmo assim, são felizes, pois conseguem, mesmo que com dificuldades, se deslocarem;  outros, com deficiência visual, mas que são felizes por poderem andar;outros, sem nada, sem casa, sem carro, sem família, sem dinheiro, mas felizes por terem o privilégio de amar. 

 

João José Reinbrecht Braga 

Professor Maninho 

Cadeira 34- ARLetras 



COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.