Seja bem vindo
Rio Grande,17/08/2022

  • A +
  • A -
Publicidade

Roubo de fios de luz...educação é importante...mas...

....afinal, queremos ou não nos desenvolver?

O LITORÂNEO

ROUBO DE FIOS DE LUZ....EDUCAÇÃO É  IMPORTANTE...mas...

Nerino Dionello Piotto*

....afinal, queremos ou não nos desenvolver?

Semana passada abordamos a inclusão, como disciplina, da  Educação Financeira nas Escolas do  RS. Agradeço as mensagens, troca de ideias  e sugestões de pautas  recebidas. 

Gente, sabemos que o conhecimento é preponderante, mas não é suficiente para mudar hábitos.  Alimentos excessivamente calóricos fazem mal e consumimos,  por razões que independem da consciência ou do autocontrole individual.

Economia, finanças,  politica, sociologia, pedagogia, antropologia,  psicologia, etc. estão interligadas,  embora sejam interdependentes.

Eu penso que poderíamos inserir o tema furtos de fios de luz  na educação  de forma transversal, aproximando o conteúdo de disciplinas com situações práticas do cotidiano.

Exemplo  já ocorre em Rio Grande, no Cassino, no Ecoponto, antigo Lixão.  A Administração Municipal está levando crianças de escolas para visitar a horta e o pomar ali criados. E ai ...entram os ensinamentos – de forma transversal -  sobre alimentação saudável, proteção e importância do meio ambiente....e os filhos... educam seus  responsáveis. Haja vista a revolução cultural que ocorreu no trânsito, onde raramente se constata alguém sem cinto,  jogando lixo pela janela, fumando ao volante...

Penso que a mesma metodologia poderia ser  aplicada  com relação ao furto de fios de luz e suas consequências.  O que ocorreu com a iluminação da estrada da Barra, é icônico, de sentar e chorar: a CEEE colocava os cabos de dia e de noite eram roubados. Está às escuras. Culpa de quem? Minha, tua, nossa, também!

Virou um hábito...que é crime! Parece que o que é público não tem dono. Mas a conta de reposição dos fios, dos prejuízos com alimentos estragados, dentre outros, como insegurança,   sabemos todos, é paga por ti, por mim, por nós. E os mais pobres sofrem mais. 

Mas...sempre o mas...não resolve vir aqui e em mídias reclamar que o governo não age...enquanto não houver conscientização ... nós temos o dever de não  nos omitir. Ao presenciarmos crimes como  furtos de fios de luz, depredação de mobiliário urbano, de mau trato a animais, se possível, devemos  fotografar, gravar, denunciar. Digo que o crime de furto de fios se tornou um hábito pois ocorre, não raro, até durante o dia... Gente, no Canadá a polícia fica no aguardo de denúncias que os cidadãos fazem quando flagram alguém descumprindo a Lei....afinal, queremos ou não nos desenvolver? 

E, óbvio, se soubermos quem compra esses fios, os picota e vende...temos o dever de denunciar ...e, se as autoridades policiais e/ou de fiscalização  não agirem, poderão ser cobradas pelo MPE  por estarem  também incorrendo em crime, ex,  por omissão/prevaricação. 

Pensem nisso! nerinopiotto@lwmail.com.br


 



 

 




 



COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login