Seja bem vindo
Rio Grande,17/08/2022

  • A +
  • A -
Publicidade

Verdes Telhados no Mar

“Além de embelezar as construções, os telhados verdes diminuem variações internas. No verão é mais fresco; no inverno, mais quente.” – Eng. Agrônomo Edemar Binotti

Verdes Telhados no Mar

VERDES TELHADOS NO MAR


Marisa Martins

aloha.marisah@gmail.com

Foto: arquivo pessoal


“Além de embelezar as construções, os telhados verdes diminuem variações internas. No verão é mais fresco; no inverno, mais quente.” – Eng. Agrônomo Edemar Binotti


Há desses lugares sobre os quais nunca se ouviu falar, ou nunca se imagina conhecer que, de repente, estão diante de nós.

Faroe. Arquipélago com 18 ilhas. Perdido entre a Islândia e a Noruega. Próximo das escocesas Ilhas Shetland. Mar do Norte. Lá na região fria dos paralelos árticos.

Se me perguntassem, há algum tempo, que ilhas eram essas, não saberia responder.

Quis mudança de roteiro de navio pela Escandinávia, que ele aportasse na capital das Ilhas Faroe: Thorshavn.

A maior das ilhas – Streymoy – abriga a capital. Mais densamente povoada, vivem cerca de 22.000 moradores, em 373 quilômetros quadrados. O arquipélago abriga uma população de cerca de 50.000 habitantes. Primeiros a se instalar nas Faroe, os Vikings precederam noruegueses, que ali aportaram no sec. IX.

O arquipélago pertence à Dinamarca, porém é autônomo.  Parlamento, bandeira e moeda - Coroa feroesa - próprios, confirmam a autonomia.

Criação de ovelhas, produtos manufaturados de lã, pesca, as principais atividades econômicas. 

Vales, verdes montanhas, as mais altas falésias da Europa, oceano azul profundo, clima ameno, não rigoroso, mesmo perto do Círculo Polar Ártico, pelas correntes quentes, que chegam às ilhas, é oásis de tranquilidade e bucolismo.

Ao caminhar por Thorshavn, em agradável dia de outono, não foram só o porto, barcos pesqueiros, jardins floridos, o farol, lojas com belos blusões, colchas e almofadas de lã, que deixaram os olhos fascinados.

Verdes telhados cobrindo arquiteturas típicas escandinavas, parecem tornar o ar ainda mais puro, e a paisagem mais poética. Como deve ser aconchegante viver numa casinha com telhado verde – pensei.

Ecotelhados – nome dado no Brasil – já são usados aqui, em especial no Espírito Santo, em Domingos Martins, cidade serrana.

Na capital das ilhas Faroe telhados verdes formam, com   colorido das malhas, das flores, dos pesqueiros, e com sorriso dos ilhéus, um jardim de harmonia.

Cercado de mar...


P.S.: Três jogadores de futebol brasileiros, do interior de São Paulo, defenderam equipe de Thorshavn.  




 



COMENTÁRIOS

Legal.

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login