Seja bem-vindo
Rio Grande,21/05/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Marisa Martins

LINDA MERCEDITA

Desde primeiro encontro amei Mercedes, linda Mercedita uruguaia.


LINDA MERCEDITA

LINDA MERCEDITA

Marisa Martins

aloha.marisah@gmail.com



Desde primeiro encontro amei Mercedes, linda Mercedita uruguaia.


Adormeci emocionada, noite dessas, ouvindo clássico chamamé argentino, Mercedita. Ao acordar, dia nascendo, peguei-me entoando a melodia que me adormecera. 

Há lugares que se descobre por acaso, e que produzem mágica atração. A maioria deles não aparece em roteiros turísticos.

Perguntando - mesmo àqueles que viajam com frequência ao Uruguai - se conhecem Mercedes, a resposta é outra pergunta: onde fica? Em geral, é mais lembrada a cidade de Mercedes, na Argentina. 

Há alguns anos, rodando no Uruguai, de motorhome, pela Ruta 2, em direção à Ponte Internacional de Fray Bentos, divisa com Argentina, anoiteceu.

Seguiu-se placa indicativa de Mercedes a seis quilômetros antes da divisa. Era a uruguaia quase desconhecida. Ali buscou-se pouso.

Descortina-se paisagem surpreendente: imenso parque, margeando rio Negro, afluente do Uruguai. Nele, relva até beira d’água, coloridas canoas, matas iluminadas por restos de sol desaparecendo em horizonte laranja-azul. Aquarela pintada pela natureza e aperfeiçoada pelo homem.

Tempo passa. Decide-se voltar a Mercedes, quase fim de verão.

 Feliz decisão. Antigo parque transformou-se em belíssima rambla – avenida e passeio à beira-rio -. Píer para lanchas e iates, gramados impecáveis, árvores preservadas, barzinhos. Ponte liga a ilhota frente ao passeio. 

Canoas de pescadores continuam a balançar nas águas.  Finais de semana levam banhistas a pequenas praias da ilhota, a uns duzentos metros.

Vontade de ficar ali, naquele pedaço de paz, sem tempo para partir. Contemplando o rio, verdes, canoas. Compartilhando alegrias de passeios de domingo dos locais. 

Embora o desejo, margens do rio Uruguai a percorrer, até Nueva Palmira e Carmelo, início do Prata, chamam.

Os dias em Mercedes, se bem que poucos, gravaram-se  indeléveis na memória de momentos felizes. Não só pela despretensiosa beleza. Pela alma do lugar. 

Cada lugar traz silenciosa alma. Aflora para nós, envolvente ou não. Se nos seduz, é para sempre o encanto.

Assim aconteceu com Mercedes. Nossas almas encontraram-se...


P.S.: Mercedes, linda Mercedita uruguaia,

que vontade de te rever...




Foto: arquivo pessoal     



COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.