Seja bem-vindo
Rio Grande,21/05/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Elis Radmann

Quem você é na fila do supermercado?

As personas são representações, personificação dos tipos de clientes ou consumidores, construídos com base na análise de dados de pesquisa que incluem dados socioeconômicos, fatores comportamentais, psicológicos, hábitos e preferências.


Quem você é na fila do supermercado?

Quem você é na fila do supermercado?


Você já parou para pensar sobre os tipos de consumidores de supermercado? Este é um dos tipos de trabalho do IPO – Instituto Pesquisas de Opinião, mapear os tipos de personas de supermercado. 

Mas o que são personas? As personas são representações, personificação dos tipos de clientes ou consumidores, construídos com base na análise de dados de pesquisa que incluem dados socioeconômicos, fatores comportamentais, psicológicos, hábitos e preferências. As personas, neste caso, apresentam as principais características dos consumidores de supermercado.

Nas pesquisas quantitativas com abordagens qualitativas mapeamos a jornada de consumo em diferentes supermercados, destacando os cinco principais tipos de consumidores de supermercado:

1) Cliente fiel: Gosta de comprar sempre no mesmo supermercado e sabe onde encontrar cada produto. Confia na qualidade dos produtos e serviços do supermercado de preferência, apresenta altos índices de satisfação e recomenda a marca para outras pessoas. Como este cliente “se sente em casa”, espera por um atendimento acolhedor e deseja ser especial, recebendo benefícios como brindes e descontos por programas de fidelidade.

2) Cliente exigente:  é aquele que busca sempre o melhor custo-benefício, compara preços, qualidade, atendimento e reclama se algo não estiver de acordo com suas expectativas. O cliente exigente analisa os detalhes e, normalmente, tem críticas a todos os supermercados que frequenta. Num local reclama de uma coisa e no outro, de outra. Esse cliente quer atenção, por isso é preciso ter paciência, profissionalismo, transparência e resolver os seus problemas rapidamente.

3) Cliente impulsivo: Não planeja as suas compras e gosta de ir passear no supermercado. É aquele que compra por impulso, se deixa levar pelas emoções, promoções, novidades e tendências. Vê uma propaganda na televisão ou nos canais digitais e vai conferir no supermercado. Esse cliente gosta de degustações, displays e destaque para lançamentos e novidades.

4) Cliente econômico: A motivação é única: a economia na hora da compra. É aquele que prefere o supermercado com menor preço ou faz compras particionadas, compra um pouco em cada lugar.  É aquele que busca economizar ao máximo, procura por produtos mais baratos, em promoção ou com desconto e evita gastar com itens supérfluos. Para lidar com esse cliente, é essencial oferecer preços competitivos, facilidades de pagamento e dias promocionais para cada segmento da loja (como padaria, açougue ou fruteira).

5) Cliente indeciso ou inseguro: É aquele que até faz lista, mas não sabe qual marca é melhor, qual tamanho de embalagem é mais adequada e quando muda algo no produto ou nas prateleiras do supermercado, se sente perdido. É o consumidor que fica em dúvida entre as várias opções, pede ajuda ou opinião dos funcionários ou de outras pessoas. Esse cliente necessita de olhares atentos e apoio da retaguarda da loja. É necessário ter paciência, atenção, passar confiança e ter informações claras e objetivas sobre os produtos. Também é vital uma boa sinalização dos corredores e preços visíveis.

E você, é alguma destas personas na fila do supermercado?




COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.