Seja bem-vindo
Rio Grande,18/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Samuel Ferreira

Escrever Para Não Enlouquecer

Há muito tempo decidi para mim mesmo que 2 coisas eu não pararia de fazer : ler e escrever .


Escrever Para Não Enlouquecer

Escrever Para Não Enlouquecer 


Muitas coisas são necessárias à vida , principalmente ao que diz respeito a nossa sobrevivência e subsistência. Precisamos nos alimentar , beber, dormir e ter minimamente uma "qualidade de vida". Ou pelo menos, deveria ser assim. Quem dera se todas as pessoas pudessem ter acesso a uma vida digna, sem altos e baixos ou políticas de austeridade. 


Eu da mesma forma, necessito de comida , bebida , sono e todas essas outras coisas que os seres humanos fazem, mas também preciso escrever. 


Me identifico muito com o escritor norte-americano Charles Bukowski (1920 - 1994) que escreveu " Escrever para não enlouquecer" e fazia uma defesa absoluta da necessidade de se expressar através da sua escrita , numa tentativa de se salvar (era um método dele, isso não é uma recomendação) da depressão , do alcoolismo e outras dificuldades que enfrentava .


Da mesma forma, há muito tempo decidi para mim mesmo que 2 coisas eu não pararia de fazer : ler e escrever .


Sou pai, sou casado, sou professor , historiador e tantas outras coisas que me constituem , mas as mais urgentes para minha sobrevivência é ler e escrever . Decidi a muito tempo que independente de onde estivesse e como estivesse , eu seria leitor e escritor . 


A escrita para mim, não é terapia, mas é terapêutica . E isso é fundamental. 


Pelo meu ofício , por ser professor e pesquisador também , já escrevi alguns trabalhos , dissertações , teses e artigos. Porém , é necessário que a escrita ande para outros lados também. É necessário escrever poesias , poemas , composições musicais , roteiros , crônicas e contos ...


Não nascemos para ler e escrever , lemos e escrevemos como resistência , como teimosia e rebeldia . Escrevemos para registrar , permanecer , para tentar estar mesmo não estando mais ...


Para lutar contra a finitude da vida e da existência , muitos mandaram construir pirâmides em seus nomes. Alguns , pintaram bisões e leões nas paredes das cavernas . Outros, escrevem colunas , poemas , crônicas , teses , músicas, cartas e e-mails .


É necessário escrever para não enlouquecer . 

É necessário escrever para não nos esquecerem. 

É necessário escrever para permanecer.


Samuka,


Educador, Ambientalista, Escritor, Podcaster e Parrillero nas horas vagas.



COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.