Samuel Ferreira
Escrever Para Não Enlouquecer
Há muito tempo decidi para mim mesmo que 2 coisas eu não pararia de fazer : ler e escrever .
Escrever Para Não Enlouquecer
Muitas coisas são necessárias à vida , principalmente ao que diz respeito a nossa sobrevivência e subsistência. Precisamos nos alimentar , beber, dormir e ter minimamente uma "qualidade de vida". Ou pelo menos, deveria ser assim. Quem dera se todas as pessoas pudessem ter acesso a uma vida digna, sem altos e baixos ou políticas de austeridade.
Eu da mesma forma, necessito de comida , bebida , sono e todas essas outras coisas que os seres humanos fazem, mas também preciso escrever.
Me identifico muito com o escritor norte-americano Charles Bukowski (1920 - 1994) que escreveu " Escrever para não enlouquecer" e fazia uma defesa absoluta da necessidade de se expressar através da sua escrita , numa tentativa de se salvar (era um método dele, isso não é uma recomendação) da depressão , do alcoolismo e outras dificuldades que enfrentava .
Da mesma forma, há muito tempo decidi para mim mesmo que 2 coisas eu não pararia de fazer : ler e escrever .
Sou pai, sou casado, sou professor , historiador e tantas outras coisas que me constituem , mas as mais urgentes para minha sobrevivência é ler e escrever . Decidi a muito tempo que independente de onde estivesse e como estivesse , eu seria leitor e escritor .
A escrita para mim, não é terapia, mas é terapêutica . E isso é fundamental.
Pelo meu ofício , por ser professor e pesquisador também , já escrevi alguns trabalhos , dissertações , teses e artigos. Porém , é necessário que a escrita ande para outros lados também. É necessário escrever poesias , poemas , composições musicais , roteiros , crônicas e contos ...
Não nascemos para ler e escrever , lemos e escrevemos como resistência , como teimosia e rebeldia . Escrevemos para registrar , permanecer , para tentar estar mesmo não estando mais ...
Para lutar contra a finitude da vida e da existência , muitos mandaram construir pirâmides em seus nomes. Alguns , pintaram bisões e leões nas paredes das cavernas . Outros, escrevem colunas , poemas , crônicas , teses , músicas, cartas e e-mails .
É necessário escrever para não enlouquecer .
É necessário escrever para não nos esquecerem.
É necessário escrever para permanecer.
Samuka,
Educador, Ambientalista, Escritor, Podcaster e Parrillero nas horas vagas.
COMENTÁRIOS