Seja bem-vindo
Rio Grande,02/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Lênin Landgraf

A última música dos Beatles

Mesmo que para uma última música, a maior banda de todos os tempos, The Beatles, está de volta.


A última música dos Beatles

Lênin Landgraf

Licenciado (FURG) e Mestre em História (UFPel)

leninplandgraf@hotmail.com


A última música dos Beatles

Mesmo que para uma última música, a maior banda de todos os tempos, The Beatles, está de volta. A banda britânica que terminou em 1970, já havia lançado conteúdo inédito, já sem John Lennon, em 2000. Agora, no último dia 02 foi lançada a canção Now and Then, trabalhada pelos Beatles remanescentes no final dos anos 1990, mas finalizada somente em 2023. 

A música foi feita partindo de uma fita demo gravada por John Lennon, em seu apartamento em Nova Iorque, na década de 1970. Na demo, Lennon gravou a canção ao piano e a fita foi entregue para Paul, George e Ringo em 1994 por Yoko Ono. A qualidade sonora, no entanto, era muito ruim, sendo impossível separar a voz de John do piano. Ao fundo, na gravação original, haviam ruídos de televisão e conversas. 

Dessa forma, a demora de quase trinta anos para o lançamento da música se deu principalmente devido à dificuldade tecnológica para melhorar a gravação. Isso só ocorreu com a ajuda da inteligência artificial, conforme mostrado no curta-metragem lançado no YouTube da banda. Em 12 minutos, é possível emocionar-se com filmagens inéditas do grupo e declarações dos remanescentes aos já falecidos. 

Com o uso da inteligência artificial, que separou a voz de John da demo, Paulo e Ringo focaram em recuperar uma antiga gravação de guitarra, feita por George Harrison em 1994 para Now and Then. Com este material, criaram novos arranjos de baixo e bateria e encaixaram na canção. Minha dica é ouvir a música acompanhada do clipe oficial lançado. No clipe, também com ajuda da tecnologia, é possível ver uma última reunião do grupo. 

Para os apaixonados pelos Beatles como eu, a ansiedade aumenta, vez que Sir. Paul McCartney desembarca no Brasil esta semana para mais uma turnê. O ex-Beatle, no auge dos seus 81 anos, fará sete shows no país. Estarei em dois, torcendo para ouvir a última música dos Beatles. 



COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.