Nerino Dionello Piotto

Visões Equivocadas
É mais fácil mudar um país, com um ESTADISTA, do que certos governantes!

VISÕES EQUIVOCADAS
Nerino Dionello Piotto*
É mais fácil mudar um país, com um ESTADISTA, do que certos governantes!
O mundo lá fora nos levanta uma baita onda...perspectiva de queda dos juros nos EEUU, inflação sob controle, bolsas reagindo bem...Lula vai surfar ou se afogar nela?
Lula e Bolsonaro, embora com perfis opostos, se parecem em muitos pontos e ações.
Bolsonaro tentou interferir na Petrobrás e gerou instabilidade no mercado, perda de bilhões em patrimônio...Lula mandou às favas a meta de déficit zero...deu a entender que ministros e parlamentares estão autorizados a gastar, gerando perda de credibilidade de seu governo.
O governo Lula mudou as regras de trabalho do comércio em domingos e feriados, para beneficiar os sindicatos, em prejuízo de trabalhadores e pequenos empresários.
O atual presidente do IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ) vem elogiando o sistema chinês de divulgação de dados. O IBGE é uma referência mundial em estatísticas. Atualmente, os principais índices nacionais, como de desemprego, inflação, Produto Interno Bruto, são disponibilizados para qualquer interessado.
Na China, vamos combinar, os valores e as crenças, confucionistas, são muito diferentes do mundo ocidental. EX: 93% dos chineses dão mais valor à segurança do que à liberdade e 95% confiam no governo. Será???
O modelo econômico chinês ( capitalismo de estado ) é único no mundo e produziu, sim, transformações. Mas nada de grandioso. E, assinale-se, 60% do PIB ( Produto Interno Bruto=soma de tudo o que se produz ) chinês provem do setor privado. O PIB per capita chinês é de U$ 13,000.00 e o americano de U$76,000.00. A produtividade na China é uma fração da dos EEUU. Acreditar que a China poderá -em breve tempo – se tornar um país rico é acreditar em Papai Noel. A Experiência histórica mundial diz que não. E o Governo Brasileiro querendo seguir modelos chineses!
Pergunto: como haver mais inovação, esta alimentada pela troca de ideias e experiências, sem que as liberdades individuais sejam respeitadas? Convenhamos...
Precisamos não de um salvador da Pátria para acordarmos o gigante Brasil mas de um ESTADISTA!
Pensem nisso!
COMENTÁRIOS