O Grêmio ainda não foi consertado

O Grêmio ainda não foi consertado

O Grêmio perde novamente pelo Brasileirão e permanece na penúltima posição do campeonato

Por William Bielenki 14/08/2021 - 23:59 hs

     Há muito o que falar sobre o Grêmio. O motivo? Existem bastantes erros. 

     Está falido o sistema de compensação do time - aquela ideia de auxílios e coberturas. No jogo deste sábado, houve diversos erros de recomposição, ao passo que saídas de bola (em condução ou em passes), “botes” equivocados e dobras de marcação desnecessárias ou malfeitas proporcionaram diversas situações de vantagem numérica ao São Paulo. O pior de tudo: isso é cenário repetido de outras comissões técnicas. 

     Depois, há certas insistências que não se justificam nem a título da importante repetição de time. E isso porque é evidente que não servem.

     Dispor do atual Douglas Costa como extrema, quando ele não possui condição física de cobrir porção de campo que aquele posicionamento exige, é prejudicar a defesa e o ataque (notem como ele melhora ao passar a atacante mais convencional no 3-5-2 do segundo tempo, pois tem menos terreno para cobrir e fica mais próximo à área). 

     Iniciar - e terminar - com Thiago Santos e Lucas Silva é uma ode à lentidão no meio de campo.

     Há certo tempo - infelizmente -, a permanência do Jean Pyerre para além dos 30 minutos do primeiro tempo de qualquer jogo que se revele um pouco mais dinâmico do que um amistoso configura a abdicação consciente a um jogador. 

     Essas críticas têm na velocidade um ponto em comum. E então o torcedor gremista se depara com a venda do Léo Chú e o empréstimo do Guilherme Azevedo, ao mesmo tempo em que percebe o Fernando Henrique preterido ao Lucas Silva. 

     Nesse tortuoso planejamento de equipe, sobre o qual o desespero tem bastante influência, é bom que Mathías Villasanti seja de fato o arrumador de time propalado pela imprensa, porque, na atual temporada, até agora ninguém o fez.


@williambielenki



O Litorâneo não se responsabiliza pelos conteúdos aqui divulgados, sendo única responsabilidade de seus autores. Como espaço livre e democrático, as opiniões aqui expressas são unicamente de seus autores.